Toyota e Hino trabalham para produzir caminhão movido a hidrogênio

Toyota e Hino trabalham para produzir caminhão movido a hidrogênio

A Toyota e a Hino Motors estão empenhadas em um projeto para o mundo ser “livre de carbono”. As duas empresas fecharam um acordo para desenvolver em larga escala caminhões movidos a célula de combustível.

Para os primeiros testes, as duas companhias estão usando um modelo que é baseado no Hino Profia, com chassi projetado para receber a célula de combustível. Agora, Toyota e Hino trabalham para reduzir o peso do veículo e garantir uma capacidade de carga que seja suficiente. O caminhão recebeu trem de força projetado pela Toyota com duas pilhas de célula de combustível e traz direção com recursos tecnológicos desenvolvidos pela Hino para automóveis híbridos pesados. A autonomia é de cerca de 600 km.

Como os caminhões são usados em transporte rodoviário, as fabricantes pensam em desenvolver um caminhão com grande autonomia e, principalmente, que possa ser reabastecido com mais agilidade. Toyota e Hino ressaltam que células de combustível abastecidos com hidrogênio atuam com densidade maior de energia e, consequentemente, acabam sendo mais eficientes.

Toyota e Hino trabalham para produzir caminhão movido a hidrogênio

Tanto a Toyota como a Hino estão comprometidas com a redução de dióxido de carbono (CO2) e operam com metas para reduzir as emissões até o ano de 2050. As empresas estão trabalhando para desenvolver tecnologias para carros elétricos e colocar essas inovações para uso em larga escala.

A preocupação é ainda maior com relação aos automóveis pesados, tendo em vista que eles costumam poluir mais. As fabricantes salientam que o hidrogênio será a principal fonte de alimentação no futuro. A Hino também anunciou que irá acelerar os esforços para que o hidrogênio possa fazer parte do dia a dia da sociedade. “A decisão nasce da determinação de ambas as empresas na busca para combater os problemas ambientais do planeta, algo que está na essência das decisões e estratégia corporativas”, diz a Toyota.

[Fonte: Toyota]

© Noticias Automotivas. A notícia Toyota e Hino trabalham para produzir caminhão movido a hidrogênio é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.