Volkswagen corta Seat em projeto para elétrico MEB de baixo custo

Volkswagen corta Seat em projeto para elétrico MEB de baixo custo

Fonte/ FCE e Noticias Automotivas

A Volkswagen tem um projeto de carro elétrico de baixo custo com base na plataforma MEB, mas parece que a empresa está direcionando os investimentos para determinadas marcas do grupo.

Informações da imprensa alemã falam que a montadora cortou a Seat desse projeto, que será direcionado apenas à Skoda  e também sua própria linha. O motivo ainda é desconhecido, mas pode indicar um reposicionamento da marca espanhola dentro do grupo.

O projeto de baixo custo da MEB é essencial para que a Volkswagen alcance uma faixa de preço abaixo de € 20.000 na Europa, o que significaria bater de frente com a Renault.

Além disso, eventualmente, essa estratégia de corte pode ser enviada a outros mercados, como a Índia, que anunciou o fim da venda de carros a combustão em 2030.

O projeto da MEB mais barata envolve modificações estruturais significativas, que começam pela redução do entre-eixos atual, que é de 2,77 m para uma medida ainda não revelada.

Volkswagen corta Seat em projeto para elétrico MEB de baixo custo

Isso permitirá o desenvolvimento de carros menores que o ID.3 e, naturalmente, modelos com menos de 4 metros, visando assim a Índia mais adiante. Esse corte no tamanho será acompanhado de duas novas baterias de lítio.

A MEB “A0” terá na Skoda uma célula de energia com apenas 27 kWh, enquanto a Volkswagen e (anteriormente) a Seat ficariam com uma de 34 kWh. O ID.3 tem sua menor bateria com 45 kWh (48 kWh no total), que garante ao monovolume uma autonomia de 330 km.

Pela descrição, o alcance dos modelos baratos de Skoda e VW ficará entre 200 e 300 km, o que não é de todo ruim no âmbito do mercado europeu, mas inviável em regiões como os EUA, por exemplo.

Sobre essa plataforma MEB “A0”, a Volkswagen deve projetar o sucessor do atual e-up, tendo assim apenas um equivalente da marca tcheca se, de fato, a Seat for mesmo cortada do projeto.

Ela também permitirá o desenvolvimento de um equivalente ao Polo, gerando assim os possíveis ID.1 (no primeiro caso) e ID.2, em relação ao hatch de acesso. Como o Brasil não tem um plano nacional para eletrificação, estes projetos não virão.