Volkswagen e-Zzity vai ocupar lugar do elétrico e-Up na Europa

Volkswagen e-Zzity vai ocupar lugar do elétrico e-Up na Europa

Fonte / Noticias Automotivas

O menor carro elétrico da Volkswagen agora tem um nome: e-Zzity. Esta é a denominação aplicada internamente pela montadora e registrada para a proposta de um subcompacto sucessor do elétrico e-Up.

Ralf Brandstätter, presidente da Volkswagen, confirmou à revista britânica Car, que o modelo atual terá um sucessor feito sobre a plataforma modular elétrica MEB.

Uma das grandes preocupações do projeto é o preço. Para isso, o VW e-Zzity precisará cortar custos, mas Brandstätter indicou o caminho. De acordo com o executivo, a MEB permite uma economia de até 40% com a produção em relação a uma plataforma não dedicada, como a PQ12, por exemplo.

Para um carro que precisa ser barato, quando menos custos, mais espaço haverá para a margem de lucro, o que sustentará a viabilidade do projeto.

Volkswagen e-Zzity vai ocupar lugar do elétrico e-Up na Europa

Ainda sem uma estimativa sobre os gastos que serão necessários para tornar o pequeno elétrico viável, sabe-se que o projeto do e-Zzity surgiu apenas porque o acordo com a Suzuki havia fracassado.

A Volkswagen busca ter um carro com preço na faixa dos € 10.000, mas um elétrico como este só conseguiria sair agora por pouco menos de € 20.000. Para cortar isso pela metade, a marca terá que adaptá-lo para sua proposta básica.

Isso significa reduzir o tamanho da bateria, que se cogita entre 24 kWh e 36 kWh, sendo provavelmente as duas opções oferecidas. Eles permitiriam ao projeto fazer de 175 a 270 km de autonomia, suficiente apenas para pretensões urbanas.

Volkswagen e-Zzity vai ocupar lugar do elétrico e-Up na Europa

Estima-se que a primeira opção teria então preços entre € 10.000 e € 12.000, enquanto a mais potente ficaria entre € 15.000 e € 16.000, sendo estes valores sem ajuda governamental.

Na realidade atual da Alemanha, por exemplo, o e-Zzity 24 poderia até sair de graça, dado ao atual montante disponibilizado por Berlim.

Obviamente, até o projeto ganhar o mercado, o que deve acontecer por volta de 2023, a economia do país e da Europa já terá recuperado, reduzindo assim drasticamente a ajuda para elétricos. Mesmo sem ajuda, o preço de € 10.000 colocaria o elétrico da VW como um concorrente direto da Dacia.