Volkswagen ID.3 teria problemas de software e pátios estariam cheios

Volkswagen ID.3 teria problemas de software e pátios estariam cheios

Fonte: Manager Magazin

O Volkswagen ID.3 é a grande aposta da montadora alemã para o futuro, porém, sua estreia estaria passando por um momento crítico, de acordo com o site Manager Magazin, que relata problemas de software no monovolume elétrico, fabricado em Zwickau.

Segundo a publicação alemã, a Volkswagen estaria com um enorme problema relacionado com o software de gerenciamento do ID.3, que não funcionaria como o esperado, impedindo que o compacto elétrico alcance os consumidores.

Com produção iniciada em novembro, até agora nenhum exemplar do ID.3 chegou aos clientes e os pátios são relatados como cheios de carros à espera de atualização. Comenta-se que houve uma reunião de crise no fim de semana, liderada pelo próprio CEO da VW, Herbert Diess, a fim de buscar uma solução para o problema.

Volkswagen ID.3 teria problemas de software e pátios estariam cheios

Outra fonte comenta que o corpo técnico da VW (estimado em 10.000 especialistas) não teria encontrado uma solução ainda para solucionar a questão, fazendo com que a chegada do ID.3 seja indefinida. Fala-se que Thomas Ulbrich, responsável pela eletromobilidade da empresa, não acreditaria no prazo estipulado para entrega, que começaria na primavera europeia.

A estação do ano por lá, começa em 20 dias e os pátios teriam um volume próximo de 30 mil unidades, exatamente o volume vendido em reservas na fase de pré-venda do ID.3. Enquanto isso, a produção continua e sua paralisação está fora de cogitação. No entanto, já se sabe que haverá um grande prejuízo com a demora na distribuição do produto.

Volkswagen ID.3 teria problemas de software e pátios estariam cheios

Além disso, a montadora ainda briga para ter sua demanda de baterias garantida, num momento de escassez das células de energia que atingem, por exemplo, a Audi. Com preços abaixo de € 30.000, o ID.3 foi lançado como grande promessa da VW para os próximos anos, sendo ele eleito pela própria como um sucessor dos clássicos Fusca e Golf.

O monovolume é feito sobre a plataforma elétrica MEB e é totalmente conectado à rede de internet, o que deve ajudar na hora em que a atualização de software estiver pronta, evitando assim uma abordagem física em cada carro. O compacto é oferecido com baterias de 45, 58 e 77 kWh, entregando 330, 420 e 550 km de autonomia, respectivamente.