Volkswagen pausa Anchieta para produção de crossover do Polo

Volkswagen pausa Anchieta para produção de crossover do Polo

A partir do dia 25 de março, a Volkswagen paralisa a produção de veículos na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo. Não se trata da clássica “parada técnica” para adequar os volumes em virtude da demanda de mercado, pelo contrário. Em expansão, a montadora alemã tem pressa em crescer, pois quer retomar a liderança no país.

Como o combustível para isso é o mercado de utilitários esportivos, a Volkswagen não perde tempo e já prepara a modernização da linha de montagem modular na Anchieta, que ficará 12 dias paralisada em preparação para o próximo “T” do portfólio da marca, um crossover compacto derivado direto do Polo.

Também sobre a plataforma MQB A0, o novo carro terá a missão de custar menos que o T-Cross, que parte de R$ 84.990 na versão manual (feita mesmo para baixar o preço de acesso) e alcança quase R$ 125 mil quando completo. Este crossover terá o mesmo entre eixos do hatch, que é de 2,56 m.

Volkswagen pausa Anchieta para produção de crossover do Polo

Com essa base, o novo utilitário esportivo deve encarar crossovers mais baratos, como JAC T40 e Chery Tiggo 2, por exemplo. Também se espera que este produto tenha somente motor 1.0 TSI Flex de 116 cavalos na gasolina e 128 cavalos no etanol, além de opções óbvias de câmbio automático Tiptronic de seis marchas.

E como ele será? Por ora, pouco se sabe, visto que a VW não possui um carro assim em seu lineup global. Se seguisse a linha do Honda WR-V e do Tiggo 2 da Chery, ele provavelmente manteria a carroceria básica do Polo, com apenas a frente mais alta, suspensão elevada e traseira retocada. Isso poderia ser feito sem muita alteração no hatch atual.

Entretanto, a parada para alteração da linha de montagem, indica que o crossover será mais individual em termos de estilo e carroceria. O modelo faz parte de um pacote de 20 lançamentos até 2020 e já fora revelado pelo sindicato dos trabalhadores do ABC, mas, recentemente foi confirmado também para Taubaté, o que deve acontecer mais tarde.

[Fonte: UOL/Projeção: Auto Bild]

© Noticias Automotivas. A notícia Volkswagen pausa Anchieta para produção de crossover do Polo é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.