Volkswagen planeja esportivo elétrico ID.3 R em 2024

Volkswagen planeja esportivo elétrico ID.3 R em 2024

A Volkswagen está planejando lançar uma versão esportiva do compacto elétrico ID.3 por volta de 2024, segundo o site britânico Autocar. A montadora alemã ainda discute o caso, mas fontes internas dizem que a ordem está perto de ser assinada.

Já comentado pela marca, a proposta do ID.3 elétrico é tratada como uma possibilidade, mas sem confirmação oficial. Frank Welsch, chefe de desenvolvimento de produto da VW, disse: “Gosto da ideia, mas temos que decidir se o mercado está pronto para aceitar esse modelo”.

Volkswagen planeja esportivo elétrico ID.3 R em 2024

A proposta, segundo indicação do próprio Welsch seria apenas para um ID.3 R. O motivo parece bem lógico, uma vez que o ID.3 comum já tem desempenho de esportivo, indo de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos.

Então, lançar uma proposta de “GT” apenas com tração traseira não parece viável. Contudo, um ID.3 R teria o pacote do ID.4 X/Cross, por exemplo, com motor elétrico dianteiro de 102 cavalos e o traseiro padrão de 204 cavalos.

Aí, o ID.3 R teria não só a tração AWD (4Motion) da linha R, assim como também a potência dessa linha de esportivos da Volkswagen. Porém, Welsch indica que isso não irá acontecer. Ele chegou a dizer que a tração nas quatro rodas não aconteceria na primeira geração do monovolume.

Volkswagen planeja esportivo elétrico ID.3 R em 2024

Welsch chegou a dizer que pensa em um ID.3 R com tração traseira. Sobre a plataforma MEB, não há opção elétrica com potência acima de 204 cavalos no eixo traseiro. A VW teria que emprestar energia da plataforma da Audi-Porsche para dispor de pelo menos 300 e poucos cavalos.

Em 2019, o chefe de produto da Volkswagen chegou a dizer que o ID.3 esportivo precisaria de um segundo motor elétrico para ter tração AWD, mas parece que o custo disso deve ter alterado a ideia sobre um esportivo da minivan. Espera-se ainda por uma linha R no ID.4 e outras da família ID.

[Fonte: Autocar]

© Noticias Automotivas. A notícia Volkswagen planeja esportivo elétrico ID.3 R em 2024 é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.