Volkswagen prepara esportivo elétrico com bateria de alto desempenho

Volkswagen prepara esportivo elétrico com bateria de alto desempenho

Fonte: Autocar

Assim como no passado a VW teve o modelo 914 e parceria com a Porsche, novamente as duas marcas podem compartilhar algo semelhante, mas com carros elétricos.

De acordo com a revista inglesa Autocar, a VW projeta secretamente um roadster elétrico com capota de teto rígido, que ainda pode ter opção para um 2+2. Esse produto a princípio terá baterias de alto desempenho e será feito sobre a plataforma MEB.

Contudo, suspeita-se que ele irá compartilhar peças e componentes com o próximo Porsche Boxster, mas este parece programado para receber a base elétrica da própria marca de esportivos.

Caso venha a ter MEB, os dois carros terão várias possibilidades, como motores com tração dianteira, traseira ou integral. No caso da VW, o esportivo terá ainda baterias desenvolvidas especialmente para sua aplicação.

Nesse caso, sabe-se que terá uma química diferente e que as células de energia terão um novo envelopamento. Chamado de ID R, o esportivo será uma variante de rua do conceito de mesma designação.

Comenta-se que até a produção seja executada em Osnabrück, na antiga da fábrica da Karmann. Para homologar esse produto para as pistas, a VW teria um foco mais direto em esportividade, com a versão ID R funcionando como opção mais possante, enquanto um ID GTX, ficaria mais abaixo. Essa relação seria a mesma entre GTI e R do Golf 8, por exemplo.

Ainda não existem dados técnicos referentes ao desempenho desse ID R de produção, mas ele deve chegar com motores nos dois eixos, provendo assim tração nas quatro rodas e, possivelmente, potência em torno de 408 cavalos, enquanto o GTX ficaria nos 305 cavalos. Como se trata de uma pegada esportiva, o GTX com tração traseira poderia dispor até de 203 cavalos iniciais.

Já as baterias de lítio “esportivas” seguem sendo um segredo bem guardado pela VW, tendo potencialmente um nível de kWh superior às versões regulares da MEB.