Volvo será 100% elétrica em 2030 e defende fim do carro a gasolina

Volvo será 100% elétrica em 2030 e defende fim do carro a gasolina

Por/ Noticias Automotivas

A Volvo Cars está focada na eletrificação. Embora a marca sueca tenha oficialmente apenas um modelo elétrico (dois não oficialmente…) e ainda pareça distante de uma gama como a ID da Volkswagen, ela está comprometida com as baterias.

Com objetivo de intensificar a eletrificação, a Volvo terá uma década para substituir os atuais modelos por carros 100% elétricos, tendo começado pelo XC40 Recharge. No processo, a empresa partiu para a hibridização de seu lineup.

Todos os modelos atuais possuem versões eletrificadas dessa forma, inclusive o próprio XC40 (confira a Avaliação NA), sendo que uma das primeiras ações foi cortar o motor diesel Drive-E, começando pelo Volvo S60.

Contudo, o processo será longo e envolverá o uso de uma nova plataforma com a Geely, cuja sinergia com a Volvo aumentará na forma de uma fusão com a controladora chinesa, o que deve acontecer até o próximo ano.

Para muitos, a meta da Volvo é bem ambiciosa, mas Samuelsson explica: “Temos a convicção de que o segmento de automóveis premium se tornará totalmente elétrico com o tempo e nossa ambição é ser líder nesse segmento”.

Volvo será 100% elétrica em 2030 e defende fim do carro a gasolina

Ser totalmente elétrico pode ser até mais fácil que o desafio de liderar, uma vez que Audi, BMW e Mercedes-Benz, isso sem contar a Tesla, estarão empenhadas no mesmo sentido.

Fora do campo técnico, a Volvo está buscando deixar claro seu ponto de visto, como o fez Håkan Samuelsson, CEO da marca no “Future of the Car Summit”, do Financial Times.

No artigo, Samuelsson defende que os governos deveriam proibir a venda de carros a gasolina e mudar para elétricos, tendo inclusive elogiado a postura do governo britânico, que decidiu por um fim no comércio de carros novos a gasolina e diesel em 2030.

Para o executivo, a proibição força os fabricantes a migrarem para os carros elétricos, sendo uma forma mais eficaz que a manutenção de incentivos fiscais. Ele disse: “Ninguém pode construir um negócio bem-sucedido e lucrativo contando com incentivos”.

O executivo completou: “Embora incentivos temporários possam ajudar a encorajar a indústria a se desenvolver da maneira certa, pode ser mais eficiente para os governos definirem uma agenda clara para um futuro elétrico”. Até 2025, a Volvo quer 50% das vendas com elétricos e um bom percentual de híbridos plug-in.