VW converterá Wolfsburg na maior fábrica de carros elétricos do mundo

VW converterá Wolfsburg na maior fábrica de carros elétricos do mundo

Fonte/ Noticias Automotivas

A Volkswagen está disposta a partir para cima da Tesla e para isso, os números são importantes. Até agora, a montadora alemã concentrara sua atenção em quatro fábricas na Alemanha, iniciando por Zwickau, contudo, ela quer mais.

Por conta do gigantismo da Gigafactory Berlim, Herbert Diess teria determinado que Wolfsburg será convertida em uma fábrica de carros elétricos. Atualmente, ela é a maior fábrica de carros do mundo e anualmente despeja 800 mil veículos nas ruas.

Ela será atualizada com novos processos e sistemas para trocar motores de ciclos otto e diesel, bem como escapamentos e tanques de combustível por propulsores elétricos, módulos de comando e baterias de lítio.

O objetivo é sobrepor a Gigafactory Berlim e ainda impor um sistema de produção com fabricação completa em 10 horas, que é um desafio proposto por Elon Musk para produção de alto volume na Tesla.

VW converterá Wolfsburg na maior fábrica de carros elétricos do mundo

Nesse caso, o tempo de fabricação de um carro elétrico seria a metade daquele empregado para fazer um Golf ou Tiguan. Isso significa que Wolfsburg poderia dobrar a produção anual cortando o tempo.

Um comunicado interno revela que a VW pretende ter a matriz como uma fábrica “pioneira” na produção de carros elétricos. A histórica fábrica das 4 chaminés terá um novo produto (ou uma linha de produtos, não se sabe) baseada no conceito Landjet do projeto Artemis.

Após vencer uma batalha de poder no conselho de administração da Volkswagen, Diess agora parte para as mudanças que acredita serem necessárias para manter a VW no topo do futuro mercado de carros elétricos.

Isso significa que mais fábricas deverão ser convertidas para elétricos dentro e fora da Alemanha, sendo que a China terá uma terceira frente com a VW Co (Anhui), que fará a MEB em 2023 com parceria da JAC Motors. Contra a Tesla, o próximo passo será o ID.5, um ID.4 em forma de cupê, que irá entrar em conflito com o Model Y.

[Fonte: Auto News Europe]