VW perto de comprar 50% da JAC Motors para liderar elétricos na China

VW perto de comprar 50% da JAC Motors para liderar elétricos na China

Fonte / Notícias Automotivas.

A Volkswagen está perto de dar um salto importante na busca pela manutenção da liderança de vendas na China, mas especificamente assumir a ponta no mercado de carros elétricos no país.

De acordo com duas fontes locais, a VW está perto de adquirir 50% das ações da Anhui Jianghuai Automobile Group Holding, que é simplesmente a controladora da JAC Motors.

Além disso, a Volkswagen quer se tornar acionista da Guoxuan High-tech Co Ltd, que é um fabricante local de baterias para carros elétricos. Só o negócio envolvendo a JAC Motors estaria estimado em US$ 491 milhões.

VW perto de comprar 50% da JAC Motors para liderar elétricos na China

As três empresas se recusaram a comentar as informações, dadas em condição de anonimato. A Anhui Jianghuai Holding tem 25,23% da JAC e é isso que interessa para a Volkswagen, de olho na capacidade produtiva da marca chinesa.

O negócio é tão sério que nem a administração de negócios da província de Anhui se negou a comentar o assunto. A JAC Motors fica sediada em Hefei e já tem um acordo com a VW para produção de carros elétricos, tendo iniciado com a submarca SOL.

Neste caso, o modelo usado foi o crossover elétrico JAC iEV40 (confira aqui a Avaliação NA) visualmente modificado para a nova bandeira. Outros dois modelos estariam dentro do acordo, mas ainda não foram divulgados.

VW perto de comprar 50% da JAC Motors para liderar elétricos na China

Contudo, os planos da VW para a JAC vão muito além de modelos da chinesa com logotipo estrangeiro. Uma das fontes confidenciou que a montadora alemã quer capacitar a empresa de Hefei para produção da plataforma modular elétrica MEB.

Embora ainda seja cedo para ter uma visão do negócio, pode ser que no futuro a JAC Motors venha a dispor de um ou mais modelos com base na MEB. Isso não seria um empecilho, visto que a VW já revelou desde o início a intenção de fornece-la para outras marcas, como já acertado com Ford e eGo.

Nesta quarta (27), as ações da JAC subiram 10% na bolsa de Xangai. Já a Guoxuan teria 27% de suas ações na mira da VW, que teria que desembolsar US$ 1,16 bilhão pela participação no fabricante de baterias, que também fica em Hefei. Ela é fornecedora da JAC e tem com ela, um contrato de 4 GWh por ano.