VW planeja duas picapes elétricas para concorrer com Cybertruck e Hummer

Fonte / Quatro Rodas

Há toda uma expectativa pelo lançamento da nova geração da Volkswagen Amarok com plataforma da Ford Ranger, ainda que as chances do modelo ser vendido no Brasil sejam remotas, e também pela Tarok, picape monobloco derivada da plataforma do Taos. Mas a Volkswagen estaria preparando outras duas picapes, mas elétricas.

 

A informação partiu do vice-presidente sênior de marketing de produto e estratégia da Volkswagen da América, Hein Schafer, falando ao podcast Autoline After Hours. Schafer descartou uma eventual picape para concorrer com a Ford Maverick, uma picape do porte da Ranger mas com carroceria monobloco.

A razão para isso é simples: a Volkswagen não lançaria nenhum novo modelo com motor a combustão nos Estados Unidos. Mas o executivo sugeriu o lançamento de novas picapes elétricas.

As picapes seriam baseadas na plataforma modular para carros elétricos MEB, mesma usada pelos ID.3 e ID.4 (que será fabricado nos EUA). Essa mesma arquitetura poderia dar origem a duas picapes. De acordo com Schafer, a plataforma MEB “dá a oportunidade de fazer algum tipo de pick-up médio ou talvez algo um pouco maior”.

“Se construirmos um grande SUV na mesma plataforma, uma grande picape também pode fazer sentido ”, disse ele.

Isso levou à especulação de uma picape Volkswagen para concorrer diretamente com picapes do porte de Ford F-150 e Chevrolet Silverado. Ou melhor: do porte das elétricas Tesla Cybertruck, GMC Hummer EV e Rivian, todas elétricas.

A picape (ou as picapes) pode ser um dos 75 novos carros elétricos que a VW pretende lançar até 2029. Muitos deles serão baseados na plataforma MEB. Além disso, a fabricante também terá uma nova arquitetura elétrica de última geração, resultado do Projeto Trinity. Seu primeiro veículo não ficaria pronto antes de 2026, mas promete sistema autônomo de nível 4 e recarga ultra-rápida das baterias.