Fonte / Noticias Automotivas
O projeto Trinity da Volkswagen é um passo além da atual linha ID, algo que pode surpreender muita gente, visto que apenas dois modelos da marca foram lançados até agora, sendo eles os ID.3 e ID.4.
Derivado do programa Artemis, o Trinity visa carro autônomo, elétrico e monovolume que suspeitamos não ter nem pedais e muito menos direção mais adiante, porém, inicialmente ele será mais próximo dos carros comuns.
O motivo é que a VW almeja a condução autônoma de Nível 4 e já deu mostras que quer chegar nesse ponto ao revelar o ID Vizzion sem tais itens de controle humano. Mas, antes o carro chegará com condução autônoma de Nível 2+.
Contudo, diferente do Artemis, o Trinity não será um sedã de luxo high tech, mas um compacto de 4 metros, que já tem preço estimado em € 35.000.
Ainda não se sabe exatamente porque a VW vai lançar esse modelo dois anos depois da dupla ID.1 e ID.2. Suspeita-se que esse produto seja uma evolução da proposta dos dois elétricos com base na plataforma MEB Lite.
Em realidade, a própria fase de desenvolvimento de produto da Volkswagen é um tanto insólita, visto que a gama ID começa a tomar forma agora.
Então, um produto com um nível de sofisticação maior, deveria aparecer lá para o final da década e não em meados ou talvez até antes de 2025. Na VW, apesar das diferenças técnicas enormes, algo assim já aconteceu no passado.
VW já viveu fase parecida
Logo após a morte de Heinz Nordhoff, o homem que praticamente construiu a marca que hoje conhecemos, a VW passou por um período de cinco anos de mutação, migrando dos carros a ar para os refrigerados a água.
Nessa fase, ainda teve lançamento de carro a ar, modelo de outra marca com o logo VW e finalmente a era Passat/Golf. Isso tudo na Alemanha e sobrepostos.
Parece que agora, com a linha ID surgindo, a VW já prepara a sucessão da mesma e num curto espaço de tempo. Da mesma forma que buscou a atualização com motores a água em 1973, parece que a marca quer um estágio acima na eletrificação.