Waymo: carro autônomo do Google vira táxi regular em Phoenix, Arizona

Waymo: carro autônomo do Google vira táxi regular em Phoenix, Arizona

Phoenix, capital do Arizona, será a primeira cidade dos EUA a ter um serviço regular de táxi autônomo nas próximas semanas, aberto totalmente ao público.

Em realidade, ele está em operação desde esta quinta (8), mas ainda apenas com passageiros que fazem parte do time de testes da Waymo.

Operado pela empresa, que pertence à Alphabet, dona do Google, a Waymo foi a primeira do mundo a implementar testes com carros autônomos em vias públicas há cinco anos.

Agora, qualquer pessoa que baixar o aplicativo de transporte da empresa, poderá chamar um táxi-robô numa área de 129,5 km² da metrópole do Arizona.

No momento, os táxis autônomos da Waymo não terão operadores humanos, bastando apenas entrar no carro e relaxar, enquanto a máquina segue o destino escolhido.

Contudo, a empresa está de olho num mercado maior e quer abraçar uma área de 259 km² na região metropolitana de Phoenix. Como se trata de uma região não mapeada pela empresa e, talvez, com problemas viários, a Waymo pretende introduzir motoristas em alguns carros para cobrir uma distância maior.

Waymo: carro autônomo do Google vira táxi regular em Phoenix, Arizona

Os veículos terão adição de separação de acrílico para proteção dos passageiros contra eventual contaminação por coronavírus. Embora o sistema não seja o almejado pela Waymo, aumentará seus negócios.

A ideia da companhia é ter 100% das viagens autônomas do chamado Waymo Driver, que utiliza a minivan Chrysler Pacifica Hybrid para o serviço. A empresa não revelou o próximo passo além do Arizona, mas comenta-se por lá que a Califórnia é o alvo prioritário.

Em São Francisco, por exemplo, a GM intensifica sua atuação em testes com a rival Cruiser Automation, que usa o Chevrolet Bolt modificado para condução autônoma, rodando em um ambiente desafiador para um táxi-robô.

Certamente a Waymo está de olho na metrópole da costa oeste, assim como também praças importantes do estado, como San Diego e Los Angeles.

[Fonte: Carscoops]

© Noticias Automotivas. A notícia Waymo: carro autônomo do Google vira táxi regular em Phoenix, Arizona é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.