Nova fábrica da Ferrari quer ser referência


26/06/2008 – Redação

Fonte: iCarros

‘Temos a intenção de criar um ambiente de trabalho diferente de qualquer outro em qualquer parte do mundo, onde a segurança e a proteção ao ambiente coexistam em harmonia com as instalações concebidas e construídas com os trabalhadores’, definiu o presidente da Ferrari Luca di Montezemolo, durante a última fase do ‘Projeto Uomo’, nesta semana. O projeto diz respeito ao novo layout complexo fabril da montadora italiana, no qual os últimos dois edifícios-referência em um ambiente de trabalho foram apresentados, o novo restaurante projetado pelo arquiteto Marco Visconti e a nova linha de montagem de carros do arquiteto Jean Nouvel.

O antigo está situado no coração do Village Ferrari. Concebido como um lugar onde os funcionários podem se reunir e socializar-se, a praça é cercada por uma parte coberta onde os trabalhadores podem descansar durante as suas pausas. Este é o mesmo conceito que inspirou a criação de novas áreas, como as localizadas dentro do jardim. A nova linha de montagem é a segunda adição do parque industrial da Ferrari. Todas elas são rodeadas por grandes janelas que se abrem para uma área verde e com as paredes pintadas em vermelho, da instalação construída por Enzo Ferrari na década de 1960.

Só neste ano serão investidos mais de 4 milhões de euros na Ferrari. No que diz respeito ao meio ambiente, proteção e conservação de energia, o CEO da Ferrari, Amedeo Felisa, introduziu os últimos dois projetos: um sistema fotovoltaico de terceira geração na planta, que permitirá cortar a quantidade de eletricidade que tomamos a partir da rede nacional de 25% e para reduzir a emissão de CO² em 35%. Foi apresentada também uma série de novos serviços para os trabalhadores e seus familiares, que vão desde livre acesso aos médicos, check-ups a todos os trabalhadores e seus filhos, primeira e segunda casa com preços competitivos e requisitos personalizados de empréstimos às famílias e descontos em livros escolares e universitários.

Fonte: I Carros