Nova VW Golf Variant 2021 tem como missão enfrentar os SUVs na Europa

Nicolas Tavares – motor1 – quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Perua chegará às concessionárias no final do ano com motores 1.0 e 1.5 TSI de até 150 cv

A linha da oitava geração do Volkswagen Golf é tão longa que inclui versões esportivas, ecológicas e também, claro, voltadas para famílias. Neste último caso, a oferta ficará por conta da tão esperada perua Golf Variant e sua variante aventureira, finalmente na nova geração. Ela nasce praticamente como símbolo da resistência contra os SUVs no mercado europeu.

Nesta geração, a Golf Variant está maior e com entre-eixos ainda mais longo. Mais especificamente, a perua agora mede 4,63 metros de comprimento e 2,68 m de entre-eixos, o que é 349 mm e 66 mm mais do que sua predecessora, respectivamente. Isso faz com que tenha mais espaço para as pernas, crescendo de 903 mm para 941 mm. A altura e a largura são as mesmas do Golf hatchback, ou seja, 1,45 m e 1,78 m, nesta ordem.

Da mesma forma, o porta-malas tem uma leve diferença por causa do novo comprimento, subindo de 605 litros para 611 litros. Se instalar uma rede para isolar o porta-malas do resto do interior, a capacidade sobe para 1.642 litros até o teto, 22 litros a mais que antes. Conta com ganchos para malas e até duas tomadas, uma de 12V e outra de 220V. Um dos pacotes opcionais adiciona abertura da tampa por movimento do pé.

Não dava para esperar muita diferença no design da Golf Variant em relação ao Golf hatchback. O foco da mudança está obviamente na traseira, mais longa, com ombros ligeiramente marcados com vincos, um spoiler traseiro e um para-choque diferente, que fica mais esportivo ao se escolher a versão R-Line como a das fotos. Na parte lateral, a station wagon tem um estilo que lembra um pouco um cupê por causa do desenho da terceira janela, mas é só uma impressão, pois o espaço interno é bem amplo.

A Volkswagen não falou muito sobre a motorização, dizendo apenas que terá versões “eTSI” com sistema híbrido-leve, usando o 1.0 turbo e o 1.5 turbo, com potências de 110 cv, 130 cv e 150 cv. Claro que terá opções a diesel, com o 2.0 TDI de 115 cv e 150 cv. Os motores 1.0 e 1.5 turbo também serão usados em variantes sem eletrificação, mas com a mesma quantidade de potência.

A não ser que a marca esteja preparando alguma surpresa, a perua não terá versões híbridas plug-in de 204 cv e 245 cv, como no caso do Golf, pois iria reduzir a capacidade do porta-malas com as baterias. Por outro lado, esperamos que tenha uma variante “R” com cerca de 330 cv. A linha da perua na Alemanha será formada por quatro versões: Golf, Life, Style e R-Line, começando a ser entregue no último trimestre deste ano.

Assim como na geração passada, a Golf Variant terá uma variante aventureira, a Golf Alltrack, apresentada junto com a perua. Ela tem altura do solo elevada e tração integral 4Motion, ajudando a andar por terrenos mais acidentados, além da estética diferenciada, com proteção de plástico nas caixas de roda e nos para-choques. Traz também os mesmos faróis de neblina em LED com formato de “X”, como no Golf GTI.