Bahia prepara terreno para fábrica de veículos militares em Camaçari

Bahia prepara terreno para fábrica de veículos militares em Camaçari

A Bahia terá mais uma fábrica de veículos. Pelo menos é o que foi anunciado pela empresa VSK Tatical Brasil, no dia 18 de junho. Ela terá uma linha de produção do utilitário militar J8. Com investimento de US$ 50 milhões, a companhia pretende não só fazer o carro aqui, mas também importar unidades feitas no exterior.

Numa área de 166 mil m², sendo 27,5 mil m² de instalações, a VSK Tatical Brasil pretende inicialmente trazer 10 unidades importadas para demonstração às entidades públicas com potencial de aquisição futura.

Bahia prepara terreno para fábrica de veículos militares em Camaçari

Destes, receberão exemplares do J8 o Programa de Combate ao Feminicídio do governo do Mato Grosso do Sul, Departamento de Operações de Fronteira (DOF) da Polícia Federal e Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil.

Cada um destes receberá um veículo, ficando os demais sete disponíveis para o mercado. A planta montará inicialmente 60 carros. A VSK Tatical Brasil diz que já existem estados interessados no veículo militar, que também tem condições de operar na Amazônia. Não foi divulgada a quantidade de pessoas contratadas para a operação industrial do J8.

Mas, o que é um VSK J8? Anunciada na última LAAD, feira de Defesa realizada no Rio de Janeiro, a operação de montagem desse veículo envolve uma polêmica. O modelo é em realidade a versão militarizada do Jeep Wrangler, agora da geração anterior. Na época, a FCA negou a produção de um carro da marca no país, mas parece que o negócio andou.

Bahia prepara terreno para fábrica de veículos militares em Camaçari

A VSK Tatical tem este veículo como um produto da Jeep Government and Military Sales, empresa americana sem nenhum envolvimento com a FCA ou Jeep, sendo fornecido para diversas nações, como no caso do programa Africa Automotive Distribution Services.

Não fornecem para clientes civis, inclusive a VSK Tatical Brasil diz que não será oferecido a pessoa física. Com a montagem desse Wrangler militar, sem vínculos com a FCA, será no mínimo interessante ver até onde irá o negócio. O J8 tem motor diesel VM Motori 2.8 de 196 cavalos e 46,9 kgfm.

[Fonte: Correio do Povo]

 

© Noticias Automotivas. A notícia Bahia prepara terreno para fábrica de veículos militares em Camaçari é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.