Confirmada para o segundo semestre, nova RAM 2500 é flagrada em testes no Brasil

A FCA confirmou durante a última edição do Salão de Detroit, em janeiro, que a nova geração da RAM 2500 será lançada no Brasil no segundo semestre. A picapona feita no México mal chegou às concessionárias norte-americanas e já é avaliada para homologação por aqui. O protótipo da foto, com placas verdes de veículos de testes (imagem abaixo), foi flagrado em Minas Gerais, de acordo com o perfil do Instagram @ramclubebrasil.

A nova RAM 2500 sofreu importantes alterações tecnológicas e estruturais para continuar encarando trabalhos pesados sem comprometer o conforto dos ocupantes. Além dos novos recursos voltados à conectividade, a picape recebeu um novo sistema de suspensão, que ajusta a firmeza dos amortecedores para estabilizar a carroceria ao rodar com a caçamba vazia.

Nos Estados Unidos, a RAM 2500 ainda pode ser equipada com suspensão traseira a ar com ajustes de altura e rigidez, de acordo com a carga a ser rebocada ou transportada.








A configuração de equipamentos destinada ao Brasil ainda não foi revelada, assim como a variante da nova geração do motorzão Cummins de 6.7 litros turbodiesel de seis cilindros também é mantida em segredo. No mercado norte-americano, esse propulsor tem uma versão mais “mansa” de 375 cv de potência e 117 kgfm de torque e outra com impressionantes 400 cv e 138 kgfm – um ganho considerável em relação aos 330 cv e 104 kgfm do modelo atual.

Além do visual externo renovado, o interior da picape também foi atualizado. A central multimídia com tela tátil de 12 polegadas é a novidade que mais chama a atenção, porém, os mais de cem recursos de segurança tornam a RAM 2500 uma das picapes mais avançadas da categoria.

Nas versões mais equipadas, o modelo pode receber câmera de visão em 360 graus, frenagem autônoma de emergência, controle de cruzeiro adaptativo, câmeras traseira e de caçamba e até monitoramento de pressão dos pneus do trailer (desde que o implemento receba os sensores nas rodas). Esses equipamentos, no entanto, ainda não foram confirmados para o Brasil.

A nova geração da maior picape à venda oficialmente no Brasil deverá chegar custando perto dos R$ 300 mil, uma vez que o modelo atual tem preço sugerido de R$ 264.990.

Vale lembrar que para conduzir a RAM 2500 é necessário ter habilitação de categoria C por conta do seu peso bruto total de 4.536 kg. Devido a essas especificações, a picape também está sujeita às leis de trânsito específicas para caminhões, como limites de velocidade (até 90 km/h em rodovias) e zonas de circulação restrita em áreas urbanas.

RAM 1500
Já a versão de porte médio RAM 1500, que chegou a ser exibida na última edição do Salão do Automóvel de São Paulo, ainda não foi confirmada por aqui. A FCA estuda trazer a picape com a motorização 3.0 V6 turbodiesel de 241 cv e 56 kgfm para competir no segmento dominado por Toyota Hilux, Chevrolet S10, Ford Ranger e Volkswagen Amarok.

Fotos: @ramclubedobrasil e Divulgação

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