Contrato entre Hyundai e CAOA deve ser renovado, segundo site

Contrato entre Hyundai e CAOA deve ser renovado, segundo site

De acordo com o site UOL, Hyundai e CAOA devem fechar um novo acordo para manter a representação da marca sul-coreana no Brasil com produtos importados e parte da gama de modelos feita em Anápolis-GO. Essa resolução do impasse entre as duas partes deve ser obtida com contratos de médio prazo, de três a quatro anos entre as renovações.

Esse novo período de renovação contratual é diferente daqueles que desejavam as partes. A CAOA queria 10 anos, mas a Hyundai apenas dois. Agora, com um período intermediário entre os dois objetivos originais, o negócio entre a montadora sul-coreana e a brasileira deve ser fechado muito em breve, pois o ano-fiscal nos dois países se encerra em 31 de dezembro.

Como se sabe, a CAOA foi notificada pela Hyundai sobre o encerramento da representação no Brasil por quebra das regras de contrato por parte da empresa nacional. Esta, por sua vez, entrou na justiça para manter o acordo, que previa renovação automática a cada 10 anos se obtidos resultados comerciais.

Além disso, a CAOA conseguiu uma liminar para manter a operação e levou a questão para uma arbitragem internacional na Alemanha, com a formação de um tribunal de mediação em Frankfurt. Porém, ambas teriam desistido do processo, que seria caro e desgastante. Por conta disso, teriam iniciado conversas para chegar a um consenso sobre o negócio.

Contrato entre Hyundai e CAOA deve ser renovado, segundo site

No último Salão do Automóvel, ficou evidente que a relação entre as duas empresas não parecia atravessar uma crise como essa, visto que modelos como o Elantra atualizado e a nova geração do Santa Fé, sem contar o novo Azera. A CAOA também mostrou o Ioniq elétrico e o Sonata Hybrid.

Mas, enquanto o consenso entre Hyundai e CAOA não é resolvido, a montadora asiática aposta na Argentina para aliviar sua operação própria no Brasil, onde fabrica em Piracicaba-SP, os modelos HB20, HB20X e Creta. Apesar do processo produtivo ser completo na planta paulista, motores Kappa, Gamma e Nu são importados da Coreia do Sul.

Então, para reduzir os custos de importação e logística, a Hyundai estaria estudando a construção de uma fábrica de motores e transmissões do outro lado da fronteira, o que resolveria a questão. No caso da CAOA, sua planta em Goiás agora recebe uma linha de montagem da Chery, que será inaugurada agora no mês de dezembro com o lançamento do SUV Tiggo 5x.

[Fonte: UOL]

 

© Noticias Automotivas. A notícia Contrato entre Hyundai e CAOA deve ser renovado, segundo site é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.