Energia solar pode ser usada para criar combustível de hidrogênio

São Paulo – Uma equipe de pesquisadores israelenses afirma ter dado um passo importante para a criação de carros movidos a hidrogênio, visto como alternativa ecológica aos combustíveis fósseis. Segundo eles, é possível utilizar energia solar para fabricar o combustível, tornando o processo mais limpo e permitindo a produção em larga escala.

Hoje, a produção do combustível é cara e difícil de ser feita em escala industrial, gerando gases que contribuem para o efeito estufa. Apesar de o processo teoricamente ser limpo, pois produz apenas vapor de água como resíduo, os métodos empregados atualmente não são. Assim, os cientistas têm procurado há anos uma forma neutra em carbono para produzir gás de hidrogênio produzido em massa, o que, por sua vez, poderia fornecer uma fonte de energia segura e limpa para carros e fábricas.

O estudo, realizado pela Universidade Ben-Gurion e pelo Instituto de Tecnologia de Israel‎ foi publicado em outubro na revista Nature e afirma ter encontrado um elo perdido em um processo químico envolvendo energia solar que poderia permitir a conversão automática e contínua de água em combustível de hidrogênio, com eficiência suficiente para permitir a produção em massa de veículos ecologicamente limpos.

Por depender da energia solar e não de quantidades enorme de energia produzida pelo homem na reação, como fazem os métodos atuais, a nova produção poderia trazer muitos benefícios e economia para a indústria.