FCA e Renault estão conversando sobre parceria

FCA e Renault estão conversando sobre parceria

A FCA está mantendo conversas longas com a Renault. As duas montadoras europeias estão iniciando um processo que pode forjar a criação do maior fabricante de veículos do mundo. A ideia é que a FCA se junte à aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, significando uma mudança importante na relação entre as duas irmãs do grupo franco-nipônico.

Com uma relação complicada depois da prisão de Carlos Ghosn, Renault e Nissan até hoje não forjaram uma fusão das duas empresas, cada uma quase que atuando de forma independente da outra. No caso da FCA, Mike Manley já avisou que qualquer proposta no sentido de melhorar os resultados do grupo com uma nova aliança serão consideradas.

Algumas fontes próximas do assunto dizem que o processo é complexo e que pode mesmo fracassar. A Nissan, por exemplo, não teria participado de tais encontros entre FCA e Renault, mas há que diga que os japoneses sabem do assunto. Nenhuma das partes comentou sobre a questão.

FCA e Renault estão conversando sobre parceria

No entanto, o mercado já está de olho numa possível aliança com a Fiat Chrysler se juntando às três já mencionadas. Não se sabe, por exemplo, o quanto em ações seria trocado entre as empresas. Hoje a Renault tem 43% da Nissan e poder de veto nas decisões importantes, enquanto a japonesa tem 15% da francesa. Na Mitsubishi, a Nissan detém 34% e o controle acionário.

Caso alcance um acordo, FCA e RNM formarão a maior empresa do setor automotivo no mundo, com produção anual de 15,6 milhões de veículos, bem acima dos 10,8 milhões da Volkswagen. Para a Renault, ter a FCA como uma aliada permitiria acessar o enorme mercado americano, onde a Chrysler tem extensa presença.

Para a FCA, compartilhar custos de desenvolvimento e produção, bem como compras com a Renault, significaria um alívio importante nas finanças da companhia, que há muito tempo busca um sócio para se tornar mais rentável.

[Fonte: Financial Times]

 

© Noticias Automotivas. A notícia FCA e Renault estão conversando sobre parceria é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.