FCA inaugura Safety Center para testes de impacto no Brasil

FCA inaugura Safety Center para testes de impacto no Brasil

A FCA inaugurou o Safety Center, dedicado a testes de impacto para segurança veicular. Com investimento de R$ 40 milhões, o centro de avaliações de segurança fica no complexo Pesquisa & Desenvolvimento Giovanni Agnelli, em Betim-MG, que sedia a operação brasileira, agora totalmente independente da Itália na elaboração de projetos automotivos.

O Safety Center conta com uma pista de 130 metros e uma área total de 7.600 m². O complexo permite a execução de testes de segurança em veículos de até 4 toneladas e em velocidades de até 100 km/h. De acordo com a Fiat Chrysler, o local pode avaliar resistência estrutural, assim como de airbags e cintos de segurança.

FCA inaugura Safety Center para testes de impacto no Brasil

“O Safety Center é uma importante conquista, que confirma o protagonismo do grupo na região e contribui para a melhoria e maior agilidade no desenvolvimento, mantendo os níveis de segurança exigidos internacionalmente”, diz Marcio Tonani, diretor de Desenvolvimento de Produto da FCA para América Latina.

O centro pode realizar testes de impacto frontal, traseiro e lateral, utilizando equipamentos e procedimentos em conformidade com as normas internacionais, sendo as mesmas utilizadas por agências independentes. Possui ainda barreiras rígidas, móveis e deformáveis, assim como simuladores de postes.

FCA inaugura Safety Center para testes de impacto no Brasil

Silvio Piancastelli, gerente de Conceito de Veículo da Fiat Chrysler Automobiles, diz: “Com o Safety Center em Betim, ganhamos autonomia e reduzimos o tempo de desenvolvimento dos automóveis”. Ele completa: “Com o laboratório, há também o complemento do know-how dos engenheiros da região LATAM”.

O Safety Center agora faz parte do processo de desenvolvimento de produto da FCA na região, sendo uma parte importante na criação de novos carros para Fiat e Jeep. Das propostas dos designers, passando pela elaboração do mockup até as simulações virtuais em 3D e na realidade aumentada, a sede da FCA agora pode integrar os testes físicos aos virtuais, fechando o ciclo obrigatório do processo de P&D.

 

© Noticias Automotivas. A notícia FCA inaugura Safety Center para testes de impacto no Brasil é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.