Focus hatch é o primeiro da Ford a se despedir do mercado em 2019

Focus hatch é o primeiro da Ford a se despedir do mercado em 2019

O Ford Focus hatch não está mais sendo oferecido no site da marca americana no Brasil. Lançado aqui em 1999, o médio é mais uma baixa num segmento que vem descendo a ladeira nos últimos anos. Em maio, o modelo emplacou somente 53 unidades. Para termos uma ideia, o Volvo V40 – irmão de plataforma – emplacou 50 carros.

Acima dele, o Golf vendeu 98 e o Cruze Sport6 caiu para 363 exemplares, já que em abril havia emplacado 446 carros. Nesse segmento, Mercedes Classe A e Audi A3 Sportback venderam 24 e 23 unidades, respectivamente. No caso do Focus, a Ford Argentina finalizou sua produção no mês passado junto com a variante sedã, chamada Fastback.

Focus hatch é o primeiro da Ford a se despedir do mercado em 2019

Esta continua sendo ofertada no site da Ford, significando que ainda existem unidades em estoque nas lojas. Todas as versões do Focus Fastback estão disponíveis, mas só enquanto os estoques durarem. Ele deverá ser o segundo da marca a se despedir do mercado esse ano, com o New Fiesta logo em seguida, se rumores de fim da produção em junho se confirmarem.

O Ford Focus hatch dá adeus em um momento de duas grandes mudanças. A primeira é a ascensão dos SUVs e crossovers, que estagnaram as vendas de segmentos como hatch e sedã em muitos lugares, em especial nos EUA. A marca sentiu o impacto no mercado americano e decidiu virar a mesa de forma radical.

Focus hatch é o primeiro da Ford a se despedir do mercado em 2019

Assim, exterminando vários modelos de segmentos que não sejam de crossovers, SUVs, picapes e esportivos, a Ford decretou o fim de Focus nos EUA e em outros lugares, sobrevivendo o modelo apenas na Europa e China.

Com sua saída e das duas outras opções citadas, a Ford reduzirá seu portfólio de automóveis pela metade, mantendo por enquanto o Fusion. Espera-se a chegada de novos utilitários esportivos para reforçar a gama de produtos, cujo reflexo nas vendas é direto. Escape, Puma e Territory possuem potencial para o mercado nacional.

 

© Noticias Automotivas. A notícia Focus hatch é o primeiro da Ford a se despedir do mercado em 2019 é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.