Ford Fiesta dá adeus ao Brasil e entra para a história nacional

Ford Fiesta dá adeus ao Brasil e entra para a história nacional

O site da Ford está mais vazio hoje. Saiu de cena o Fiesta, ou melhor, New Fiesta. O hatch compacto premium da marca americana se despede após quase duas décadas e meia de mercado, deixando para trás uma trajetória vencedora. Com a venda da fábrica de Taboão, São Bernardo do Campo, a aposentadoria do modelo chegou mais cedo.

Aliás, mais cedo até do que se pensava com a venda da fábrica, cuja produção era esperada para se encerrar em outubro ou no máximo novembro. Com apenas motor 1.6 Sigma disponível e em três versões que restaram, o Ford Fiesta deixa a produção no ABC Paulista e nenhum sucessor em seu lugar.

Ford Fiesta dá adeus ao Brasil e entra para a história nacional

Lá fora, o Fiesta só viu uma nova geração na Europa, onde ainda é uma boa base de vendas para a Ford. Sem vislumbre de um sucessor, a Ford agora concentrará suas forças no pequeno Ka, que fica junto com os solitários Ka Sedan e Fusion, num espaço vazio que sobrou na gama de automóveis da marca.

New Fiesta Sedan, Focus e Focus Fastback também foram outros que arrumaram as malas e partiram para a história do automóvel no Brasil, onde agora o New Fiesta se junta aos irmãos que padeceram na nova estratégia da Ford, que será igualmente funesta para muitos outros carros, em especial nos EUA.

Ford Fiesta dá adeus ao Brasil e entra para a história nacional

No próximo ano, será a vez do Fusion também morrer, embora relatório recente diga que o sedã executivo terá seu fim definitivo mesmo em 2021. Enquanto o Fiesta, vai sobrar a saudade dos proprietários e fãs desse carro, que chegou aqui importado da Espanha, virou nacional na atualização, mudou de geração por duas vezes e chegou a ter o desejado motor EcoBoost 1.0.

O Ford Fiesta também sofreu com o Powershift, mas resistiu ao tempo e aos rivais até aonde pôde. Teve motores Kent, CVH, Zetec, Zetec Rocam e Sigma, além do EcoBoost.

© Noticias Automotivas. A notícia Ford Fiesta dá adeus ao Brasil e entra para a história nacional é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.