Ford Ka não resiste ao mercado e deixará Europa definitivamente

Ford Ka não resiste ao mercado e deixará Europa definitivamente

Fim de linha para o Ford Ka. Pelo menos na Europa, segundo o site Auto News Europe. O compacto da marca americana dará adeus ao cenário europeu por um motivo forte: queda nas vendas. Não que o produto da Ford seja ruim, mas é que o consumidor do velho continente está migrando para aquele segmento da vez, o de crossovers e SUVs.

O que sobra para comprar automóveis de passeio compactos vai direto para o segmento B dos hatches, onde o Novo Fiesta é um dos players mais poderosos, praticamente matando qualquer chance do simpático Ka fazer alguma diferença por lá. Isso não é primazia da Ford.

Ford Ka não resiste ao mercado e deixará Europa definitivamente

Volkswagen, Skoda, Seat, Citroën, Peugeot e Opel também estão observando a mesma coisa. O segmento A está encolhendo rapidamente na Europa e produtos como up!, C1 e Adam, estão fadados ao mesmo fim se continuarem na proposta atual, que é a de ser o carro mais acessível da marca.

A Ford já teria indicado que não haverá uma quarta geração do Ka na Europa, um território que o viu nascer nos anos 90. O pequenino até trocou genes com o Fiat 500 polonês por certo tempo e agora estava de volta como um produto global, tendo Brasil e Índia (Figo) como outros dos principais mercados.

Ford Ka não resiste ao mercado e deixará Europa definitivamente

Vendido como Ka+ e Ka+ Active (a versão FreeStyle deles), o hatch é vendido com preços a partir de € 9.990 na Alemanha, por exemplo. Seu principal motor é um 1.2 de três cilindros com 85 cavalos.

O modelo europeu é produzido em Sanand, na Índia, onde o compacto é vendido como Figo e tem seu irmão sedã chamado Aspire, ambos com menos de 4 metros para pagar menos imposto. Lá, já se discute a próxima geração, que deverá ser mesclada com DNA da Mahindra.

Por ora, não se sabe até onde essa mudança impactará o Ka no Brasil, mas sabe-se que o acordo entre Ford e Mahindra envolve pelo menos 100 mercados fora do eixo EUA-Europa.

[Fonte: Auto News]

© Noticias Automotivas. A notícia Ford Ka não resiste ao mercado e deixará Europa definitivamente é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.