Ford: parceria com Mahindra para encerrar operação própria na Índia

Ford: parceria com Mahindra para encerrar operação própria na Índia

A Ford continua sua estratégia de reduzir os custos nas operações globais. A montadora americana estaria mantendo conversas referentes a um acordo com a Mahindra & Mahindra na Índia para transferir parte de suas atividades na Índia, de acordo com a Reuters. Duas fontes teriam relatado a empresa está perto de fechar a criação de uma joint venture local.

Segundo as tais fontes, a Ford quer criar um novo negócio na Índia e teria 49% dessa joint venture, ficando a Mahindra com o controle da operação. A organização nova incluirá funcionários e fábricas atualmente sob administração da montadora americana. A Reuters inclusive cita um diálogo onde a fonte revela: “É como uma saída parcial (para a Ford Índia)”.

O acordo deve ser fechado em até 90 dias, o que significaria uma remodelação do negócio da Ford na Índia, onde investiu US$ 2 bilhões nos últimos anos, mas atualmente tem somente 3% do mercado local, que vendeu 3,3 milhões de carros no ano passado. A marca americana focou nos modelos Figo (Ka) e Aspire (Ka Sedan), bem como o EcoSport, todos dentro da faixa de tamanho inferior a 4,00 m.

Ford: parceria com Mahindra para encerrar operação própria na Índia

Mesmo assim, num segmento que recolhe bem menos imposto, a Ford não estaria conseguindo uma rentabilidade suficiente na operação indiana. Oficialmente, a empresa disse que não comenta especulações, mas afirmou que mantém com a Mahindra uma colaboração conjunta para “cooperação estratégica que nos ajudem a alcançar eficiências comerciais, de manufatura e de negócios”.

No caso da Mahindra, a indiana revelou que está “trabalhando em conjunto em áreas identificadas”, em relação à Ford e que “anunciará mais acordos definitivos à medida que avançarmos em algumas das outras áreas”. Essa aproximação com a montadora local se deu em 2017, quando as duas companhias firmaram um acordo para produzir vans elétricas, veículos utilitários, entre outros.

Essa remodelação da Ford na Índia surge após a retirada quase integral da empresa na Rússia, além de fechamento da fábrica de Taboão no Brasil (onde a CAOA estaria adquirindo a operação), assim como na França. O objetivo é cortar US$ 11 bilhões em custos globais nos próximos anos.

[Fonte: Reuters via Autoblog]

© Noticias Automotivas. A notícia Ford: parceria com Mahindra para encerrar operação própria na Índia é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.