Ford: SUV compacto indiano terá plataforma do SsangYong Tivoli

Ford: SUV compacto indiano terá plataforma do SsangYong Tivoli

Já está decidido. A Ford terá três novos SUVs no mercado indiano, mas um deles não será essencialmente americano e muito menos local. O projeto BX745 contempla um SUV de porte compacto para rivalizar com o Hyundai Creta por lá em 2022, no entanto, ele será tocado em parceria com a Mahindra.

Até então, cogitava-se que o SUV local XUV500 seria a base do novo utilitário esportivo, mas em realidade, o BX745 utilizará a plataforma X100 da SsangYong. Essa base compacta é a que sustenta o crossover Tivoli, que é vendido no mercado brasileiro e feito na Coreia do Sul.

Ford: SUV compacto indiano terá plataforma do SsangYong Tivoli

Na Índia, o Tivoli está sendo comercializado e produzido localmente como Mahindra XUV300. Essa plataforma da marca sul-coreana, controlada pela indiana, servirá ao intermediário entre EcoSport e Escape. Comenta-se que ele poderá utilizar motores da própria Mahindra, sendo considerado o 1.5 turbo diesel de 120 cavalos e 30,5 kgfm.

Por ora, não se sabe até onde o produto da Ford terá design exclusivo em relação aos XUV300 e Tivoli, que praticamente são iguais, alterando-se apenas alguns detalhes estéticos da frente e da traseira. Se a marca americana seguir o exemplo chinês do Territory, então provavelmente a carroceria será a mesma, com alterações para levar o oval azul.

Ford: SUV compacto indiano terá plataforma do SsangYong Tivoli

Em relação aos demais, o BX745 parece bem definido como produto da Ford com DNA indo-coreano. Contudo, comenta-se que a parceria deverá levar em consideração um sucessor do EcoSport, que assim como o modelo atual, deve continuar limitado a 3,99 m de comprimento.

Nesse caso, parece mais provável um design totalmente novo, uma vez que a SsangYong não dispõe do utilitários esportivos desse porte e os indianos KUV100 e TUV300 são inadequados. O primeiro mede 3,67 m e o segundo, apesar dos 3,99 m, tem um estilo que imita os utilitários 4×4 do passado. Porém, sua base pode ser usada no futuro Ford.

[Fonte: Gaadi Waadi]

© Noticias Automotivas. A notícia Ford: SUV compacto indiano terá plataforma do SsangYong Tivoli é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.