Latin NCAP agora tem teste do alce

Latin NCAP agora tem teste do alce

O Latin NCAP, instituto independente ligado ao Global NCAP, avaliará os carros vendidos na América Latina sob um novo protocolo de segurança, que incluirá o famoso teste do alce. Embora não existam alces na região, o teste simula um desvio rápido de trajetória.

A prova aí é a avaliação da estabilidade dos carros, que contará junto com os resultados dos impactos frontal e lateral, já realizados pelo Latin NCAP nos modelos da região.

Com um grande número de carros saindo de fábrica com sistemas de controle de tração e de estabilidade, o instituto agora quer ver se estes são realmente eficazes em uma situação emergencial como um obstáculo repentino na frente do veículo.

Mesmo com tudo isso e mais alguma coisa, nem todos os carros que passam pelo teste da revista sueca Teknikens Värld, passam ilesos pelo “alce”. O mais notório de todos foi o Mercedes-Benz Classe A, que no fim dos anos 90, mostrou que era imprescindível dispor do chamado ESP de série.

Latin NCAP agora tem teste do alce

Isso fez com que o Classe A, após o capotamento, assumisse uma posição de destaque no portfólio da Mercedes e mostrou que mesmo os projetos mais sofisticados do setor, poderiam reprovar. De lá para cá, a publicação nórdica teve vários casos parecidos, muitos quase capotando entre os cones, inclusive alguns modelos similares aos vendidos no Brasil.

Como cada mercado possui uma adaptação para determinados modelos, especialmente no caso da suspensão, os testes feitos até agora na Europa, não indicam que os modelos nacionais se sairão ou melhor ou pior. Como não se sabe exatamente, então o Latin NCAP quer ver como os ajustados para cá, se comportam.

Assim, o teste avaliará o deslocamento do centro de gravidade da carroceria sobre a suspensão, durante o desvio de trajetória. Nos resultados aprovados, os carros conseguem fazer a manobra dentro do corredor de cones, enquanto os que não passam chegam a erguer até duas rodas, quando não capotam.

Além do teste do alce, agora o Latin NCAP trocará a pontuação para adultos e crianças por percentual de proteção para estes dois, mais pedestres e assistência ao condutor. Ou seja, o mesmo critério do Euro NCAP. A classificação será idêntica, de 0 a 5 estrelas, iniciando já em dezembro e com validade até 2023.

O Latin NCAP avisa os fabricantes que buscam fazer publicidade com os resultados do instituto, que os mesmos deverão informar qual protocolo foi usado no teste. A validade dos novos testes será de quatro anos.

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