“Nasa japonesa” confirma que Toyota está desenvolvendo veículo para missão tripulada à Lua

Também conhecida por produzir modelos fora-de-estrada icônicos – como o jipe Bandeirante e a picape Hilux – capazes de chegar em lugares afastados da civilização, a Toyota estaria desenvolvendo um veículo capaz de rodar literalmente longe deste mundo.

A Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) confirmou que está trabalhando em conjunto com a empresa na criação de um veículo para uma missão tripulada à Lua, programada para 2030. “Estamos planejando cooperar com a Toyota em uma missão de exploração lunar”, disse um porta-voz da agência à SkyNews.

Já a Toyota afirma que também está envolvida em outros projetos espaciais, incluindo uma sonda e um “método de mobilidade”.



Mais informações a respeito da missão lunar serão divulgadas na próxima semana. Sendo assim, a Toyota se tornará a segunda fabricante de automóveis a levar um veículo à Lua. O primeiro foi o Lunar Roving Vehicle (veículo explorador da Lua, na tradução em português), desenvolvido pela parceria da NASA com a General Motors e usado em uma missão da espaçonave Apollo 17 em 1971.

O Lunar Roving Vehicle tinha capacidade para transportar dois astronautas, era feito com uma estrutura de alumínio e movido por quatro motores elétricos, que geravam 1 cv de potência combinada. Os propulsores eram alimentados por duas baterias de óxido de prata de 36 Volts. Esses veículos rodaram sobre o solo lunar cerca de 36 km durante quatro horas e 26 minutos.

Na época, foram construídos quatro unidades do Lunar Roving Vehicle, sem contar os protótipos. Esses veículos custaram aos cofres do governo norte-americano o equivalente a absurdos US$ 236 milhões na cotação atual (aproximadamente R$ 885 milhões em conversão simples).

Fotos: Lunar Roving Vehicle/Divulgação

O post “Nasa japonesa” confirma que Toyota está desenvolvendo veículo para missão tripulada à Lua apareceu primeiro em Carsale.