Peugeot 308 GT e GTi terão produção suspensa por causa de emissão

Peugeot 308 GT e GTi terão produção suspensa por causa de emissão

Os Peugeot 308 GT e GTi terão sua produção interrompida na França. O motivo não são baixas vendas ou alguma alteração na linha de montagem. A causa real é a nova política de redução de emissão de poluentes na Europa, que vai impactar diretamente nas vendas da PSA.

Para conter um avanço da média de emissão por frota, a Peugeot será obrigada a paralisar temporariamente a produção da dupla de esportivos. Atualizado em 2018, o Peugeot 308 passou a dispor na versão GT do motor Puretech Turbo 1.6 com 225 cavalos, um propulsor conhecido aqui como THP e que foi modificado para atender à norma Euro 6.1.

O problema é que, mesmo assim, as versões GT e GTi – esta última com o 1.6 THP de 265 cavalos, já podado dos 270 cavalos originais por conta da emissão – contribuirão para que a média geral do volume vendido pela Peugeot fique acima do permitido e isso acarretará em multas, que podem chegar a € 2 bilhões.

Peugeot 308 GT e GTi terão produção suspensa por causa de emissão

O Peugeot 308 GT tem emissão de 136 g/km de CO2, enquanto o GTi emite 148 g/km. A sequência de desligamento da linha de produção dessa primeira versão se inicia em junho, enquanto o GTi deve permanecer até o final de 2019. A versão diesel BlueHDI 2.0 continua.

Para compensar de forma geral, a PSA tem trabalhado em alternativas para manter as emissões no nível permitido. Comenta-se que em breve o 308 GTi terá uma versão híbrida plug-in com motor diesel, exatamente para ter emissão de CO2 bem baixa. Isso é possível nessa configuração, superando mesmo um equivalente a gasolina em condição igual.

A União Europeia determinou uma média de 95 g/km de CO2 para cada marca de automóveis no continente a partir de 2021. Hoje, o limite estabelecido é de 130 g/km, um corte bem abrupto na emissão de poluentes de cada fabricante. As empresas do setor buscam todas as formas de atingir essa média.

[Fonte: L´Argus]

 

 

Com o

© Noticias Automotivas. A notícia Peugeot 308 GT e GTi terão produção suspensa por causa de emissão é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.