Placa Mercosul: bandeira e brasões são retirados para reduzir custos

Placa Mercosul: bandeira e brasões são retirados para reduzir custos

Na última quarta (28), o Ministério das Cidades decidiu que a placa padrão Mercosul deverá perder dois itens que estavam chamando atenção devido ao aumento de custos na transferência de propriedade. A bandeira do estado e o brasão do município de emplacamento estarão fora do visual da nova identificação nacional.

O objetivo é reduzir o custo na hora de transferir, uma vez que o domicílio em termos de cidade ou estado acarretaria na confecção de uma nova placa, o que geraria um custo adicional do proprietário do carro. Assim, sem estes símbolos, a placa Mercosul poderá ser transferida junto com o veículo para qualquer cidade ou estado da federação.

Alexandre Baldy, ministro das Cidades, disse: “Após análise técnica de viabilidade e impacto, decidimos retirar os brasões das novas Placas Padrão Mercosul. Com isso, evitaremos qualquer despesa extra aos condutores de nosso país, embora o objetivo tenha sido desde o início apenas adotar um modelo mundial de identificação veicular e proporcionar mais agilidade por parte da polícia e segurança a todos”.

Placa Mercosul: bandeira e brasões são retirados para reduzir custos

Com a padronização, ficará mais fácil a troca de informações entre os Detrans nos estados, sustentando assim o cadastro nacional de veículos, centrado no Renavam, sendo que a placa em si ficará da mesma forma com o veículo até sua baixa na documentação. A informatização desse banco de dados ampliará a fiscalização.

Além disso, a retirada dos brasões não afeta a segurança da identificação, que continua portando dispositivos que facilitam a fiscalização eletrônica ou visual, bem como evitam clonagem ou adulteração.

Sobre a liminar que impedia o emplacamento do novo padrão, o ministro João Otávio de Noronha, do STF, deferiu o pedido da AGU (Advocacia Geral da União) e suspendeu tal liminar do TRF-1, mantendo assim o processo, que havia começado no estado do Rio de Janeiro e interrompido por ação dos fabricantes de placas.

[Fonte: Correio]

Agradecimentos ao Alexandre.

© Noticias Automotivas. A notícia Placa Mercosul: bandeira e brasões são retirados para reduzir custos é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.