Preços dos carros podem subir em cinco estados por causa do ICMS

Preços dos carros podem subir em cinco estados por causa do ICMS

Dificuldades financeiras em cinco estados pode elevar os preços dos automóveis nessas regiões. Acre, Amapá, Alagoas, Pernambuco e Sergipe deverão receber um aumento na alíquota de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para veículos. De acordo com o economista Raphael Galante, o imposto deve ser repassado integralmente aos preços dos carros.

Em todos os estados da união, o ICMS representa 12% do valor dos veículos. Porém, com o fim do convênio com o Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária), os estados podem agora alterar a alíquota do ICMS, o que prejudicará milhares de consumidores. Os novos governos desses estados já manifestaram o interesse em aumentar o imposto.

Alagoas, Pernambuco e Sergipe devem aumentar o ICMS para 14%, enquanto Acre e Amapá podem chegar até 18%. De acordo com a lei, o ICMS só pode ser alterado 90 dias após ser publicado no diário oficial do estado. E tem mais, agora cada estado pode simplesmente alterar o imposto de acordo com a categoria, podendo diferenciar carro novo de carro usado.

Pelo menos sabe-se que Alagoas terá aumento apenas para carros novos. Nos demais, ainda está indefinida a questão. Porém, o aumento de ICMS de forma estadual significará apenas uma coisa, bem óbvia. Os consumidores poderão comprar os carros em outros estados.

Galante diz: “O consumidor não vai pagar mais caro no veículo novo, é mais provável que se desloque para comprar u carro em outro estado ou que apenas desista da aquisição”. Ele afirma que o aumento de ICMS não seria eficiente em termos de arrecadação. Uma alternativa não impactante nos preços, segundo o economista, seria um aumento do IPVA, obrigatório anualmente.

O Acre cobra 2% de IPVA para automóveis. No Amapá, o imposto é de 3%. Em Alagoas, a alíquota é de 2,75%, enquanto Pernambuco e Sergipe cobram 3% e 2,5%, respectivamente. Ou seja, até o limite legal de 4%, existe uma margem para elevação, o que infelizmente também prejudicaria os consumidores.

[Fonte: Info Money]

Agradecimentos ao Sérgio.

 

© Noticias Automotivas. A notícia Preços dos carros podem subir em cinco estados por causa do ICMS é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.