Saiba como poderão ser os próximos carros da PSA no Mercosul

Saiba como poderão ser os próximos carros da PSA no Mercosul

Nesta quinta (13), a PSA apresentou na França o DS 3 Crossback, o primeiro carro do grupo feito sobre a plataforma modular CMP, desenvolvida pela empresa em parceria com a chinesa Dongfeng, que não por acaso, é um dos três sócios principais da companhia europeia. Além do pequeno utilitário esportivo, outros modelos compactos serão lançados nos próximos anos sobre esta base.

Por lá, o Peugeot 208 será o próximo e estará em Paris. Além dele, são esperados produtos compactos da Citroën e Opel/Vauxhall. Mas, como poderão ser os próximos carros da PSA? Rumores diversos existem na Europa, mas o que parece óbvio por lá, pode não ser por aqui.

O motivo é que a PSA Mercosul não renovou alguns produtos de destaque, como os Citroën C3 e Aircross, muito menos quis investir no europeu 308 e no chinês 408 das últimas gerações, mantendo a dupla de base PF2 ainda em El Palomar, por exemplo. Aliás, o centro dessa mudança de rumo na região começará por lá, embora a fábrica de Porto Real-RJ seja citada entre as que farão a CMP.

Saiba como poderão ser os próximos carros da PSA no Mercosul

A PSA escolheu a planta hermana para iniciar a fabricação da plataforma CMP na região, atendendo assim Mercosul e países próximos. Como se sabe, a empresa tem planos para reativar a marca DS no bloco econômico, começando pela Argentina, onde haverá rede próxima. Então, El Palomar pode se tornar também a base de produção do DS 3 Crossback.

Mas, fora o crossover premium, a PSA deve trazer parte das opções que a CMP permite fazer e que estão no plano estratégico dessa estrutura modular. Como assim? A base CMP (Common Modular Platform) é direcionada para três produtos básicos: hatch, sedã e crossover. Em cada proposta, a PSA definiu medidas para os futuros produtos.

Saiba como poderão ser os próximos carros da PSA no Mercosul

Hatch compacto

No primeiro caso, a proposta da CMP oferece hatch entre 3,95 m e 4,26 m, onde estão C3 e 208, por exemplo. A enorme medida corresponderia ao C3 europeu, embora ele também seja PF1. O entre-eixos definidos são de 2,485 m e 2,540 m, que no segundo caso é igual ao do 208 atual.

Ou seja, a PSA não pretende ir muito longe do padrão atual, apesar dos 2,558 m do DS 3 Crossback. As medidas abaixo são referenciais, o que não impede discrepâncias de projeto. No caso do hatch, um diagrama mostra mais dois entre-eixos: 2,595 e 2,650 m.

Para a Europa, poderia ser algum modelo diferenciado e até mesmo uma pequena perua, quem sabe. Mas, o certo é que foge muito de um hatch compacto, embora temos de lembrar que a CMP é para todas as marcas e não se sabe o que está reservado para a Opel em termos de produto.

Saiba como poderão ser os próximos carros da PSA no Mercosul

Sedã compacto e “médio”

No caso do sedã, a proposta da PSA é ter basicamente dois tamanhos de sedã, sendo um do segmento B e outro para o C. Este interessa ao Mercosul pelo fato de C4 Lounge e 408 ainda serem feitos sobre a velha PF2. Na CMP, o limite referencia é 4,59 m, sendo que o menor tamanho é 4,31 m. Basicamente os entre-eixos são 2,595 m e 2,650 m.

Relembrando novamente, a PSA Mercosul revelou que o projeto para El Palomar envolveria produtos compactos B e C, o que confundiu alguns, embora a própria tenha explicado que o termo se aplica também ao que chamamos de “segmento médio”. Com a CMP, dois sedãs poderiam substituir a dupla já mencionada, não necessitando de importação dos 308 e 408 “EMP2”, mais caros.

Se a PSA Mercosul insistir em não apostar no segmento de sedãs compactos no Brasil, o sedã B da CMP não se justificaria em El Palomar apenas para atender o mercado argentino. A questão custo é importante demais para produtos centrados em apenas um mercado.

Saiba como poderão ser os próximos carros da PSA no Mercosul

Crossover

Por fim, a proposta de crossover CMP envolve produtos entre 4,12 m (estreado com o DS) e 4,37 m. Nesse leque, a base tem três entre-eixos referenciais: 2,540, 2,595 e 2,650 m. Note que a segunda é semelhante ao do C4 Cactus, que não é CMP e a primeira ao do 2008, idem, reforçando a ideia de manutenção do padrão atual.

Aí, além do DS 3 Crossback, obviamente, um novo 2008 surgirá maior que o atual, segundo rumores europeus. Um sucessor do Cactus, bem mais adiante, também. Chama atenção a medida de 4,37 m e o entre-eixos de 2,65 m, o que virtualmente se converteria em um crossover rival do Jeep Compass, por exemplo.

Nesse caso, o próximo DS 4 Crossback poderia atender esse perfil, ficando um novo 2008 entre ele e o Cactus. Três tamanhos e propostas diferentes com dois entre-eixos básicos. Em resumo, a CMP deverá atender todos os carros atuais da PSA na região, com exceção dos crossovers e minivans feitos na EMP2, que continuarão importados.

© Noticias Automotivas. A notícia Saiba como poderão ser os próximos carros da PSA no Mercosul é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.