São Paulo: VW e Toyota investirão para fazer novo popular e SUV

São Paulo: VW e Toyota investirão para fazer novo popular e SUV

Provavelmente ainda em setembro, duas montadoras importantes deverão anunciar investimentos bilionários no estado de São Paulo, de acordo com o site Automotive Business. Citando Patrícia Ellen, secretária de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, o site fala em dois produtos de peso para o mercado nacional.

Ellen revelou que o governador João Dória Jr se reunirá com uma montadora na Alemanha, onde anunciará o investimento. Depois, o chefe do executivo paulista segue para o Japão, onde fará o mesmo com outro fabricante de veículos.

Estas duas empresas são Volkswagen e Toyota. No primeiro caso, o investimento será direcionado para a fábrica de Taubaté, onde a montadora fará um modelo popular que sucederá o Gol em 2021. Esse produto é identificado como “A00” e foi anunciado aos revendedores há algum tempo na Argentina.

Acredita-se que antes do fim do mês, a VW deve anunciar o investimento no Vale do Paraíba. O novo compacto pode ou não manter o nome “Gol”, mas dada a referência de apenas “A00” em vez de “Gol NG”, como no caso da Saveiro, pode ser que o produto morra mesmo junto com o Voyage nos próximos dois anos.

A00 é uma referência à plataforma MQB-A00, que terá um custo de produção menor que a atual MQB-A0, que sustenta os modelos Polo, Virtus e T-Cross.

São Paulo: VW e Toyota investirão para fazer novo popular e SUV

No outro lado, a Toyota também deve fazer um anúncio, mas este entre setembro e outubro. O produto em questão será um necessário SUV compacto, que ainda gera alguma dúvida sobre sua origem. A expectativa é que seja feito sobre a nova base DNGA da Daihatsu, uma versão compacta da TNGA da Toyota (GA-L na Lexus).

Essa plataforma seria a mesma usada pelo conceito DN-Trec da Daihatsu, mas a atual plataforma do Yaris poderia também comportar um SUV compacto, com este sendo um desenvolvimento bem localizado, ao contrário do DN-Trec, cuja origem é o Japão.

Os dois investimentos devem ser de no mínimo R$ 1 bilhão cada um, visto que é a partir disso, que os fabricantes se enquadram no IncentivAuto, programa automotivo paulista que dá descontos de 2,5% a 25% no ICMS, exigindo ainda uma contratação mínima de 400 empregados.

[Fonte: Automotive Business]/Projeções: Kleber Silva/Jhonatan Machado]

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