Toyota: fim do terceiro turno em duas fábricas com 840 demitidos

Toyota: fim do terceiro turno em duas fábricas com 840 demitidos

A Toyota encerrou o terceiro turno nas fábricas de Sorocaba e Porto Feliz, ambas no interior de São Paulo. Além disso, 840 funcionários foram demitidos no processo. Desse total, 740 na primeira unidade, que produz os modelos Etios, Etios Sedan, Yaris e Yaris Sedan, enquanto 100 foram dispensados na planta de motores.

Em novembro do ano passado, a Toyota divulgou o início do terceiro turno de trabalho nessas duas fábricas, sendo que na ocasião, contratou 830 pessoas. O motivo do fechamento dos turnos e demissões está mais ao sul, na Argentina, que está em profunda crise econômica e com queda vertiginosa das vendas internas.

Assim, as exportações brasileiras para o país vizinho declinaram abruptamente nos últimos meses e a tendência é piorar. A Toyota viu o volume exportado cair 60% em direção aos hermanos, que representam mais de 90% das vendas externas da montadora japonesa.

Toyota: fim do terceiro turno em duas fábricas com 840 demitidos

Dessa forma, a previsão de produção da Toyota cai de 160 mil para 125 mil carros em 2019, voltando assim ao mesmo patamar de 2018. A montadora investiu R$ 600 milhões em Sorocaba para aumentar a produção de 108 mil para 160 mil carros por ano, impulsionada especialmente pela chegada do Yaris.

Já em Porto Feliz, a fábrica de motores também teve de ser ampliada para poder atender a demanda dos novos carros, demandando mais investimentos. Além dos 840 funcionários das duas unidades, provavelmente os sistemistas terão impacto em seus quadros funcionais devido a redução da produção da Toyota. A expectativa, segundo o sindicato SMetal, era de que a produção sorocabana subiria para 200 mil por ano a partir de 2021.

Enquanto Sorocaba e Porto Feliz sofrem com a crise na Argentina, a unidade de Indaiatuba conta no relógio o início da produção do Novo Corolla, que promete manter a planta em ritmo acelerado com o potencial (sempre bom, diga-se de passagem) do sedã médio, que estreará finalmente uma versão híbrida no Brasil e ainda com tecnologia flex.

[Fonte: Automotive Business]

 

© Noticias Automotivas. A notícia Toyota: fim do terceiro turno em duas fábricas com 840 demitidos é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.