Toyota prepara plataforma F1 para picapes Tundra, Tacoma e Hilux

Toyota prepara plataforma F1 para picapes Tundra, Tacoma e Hilux

De acordo com o site Automotive News, a Toyota prepara uma nova plataforma para picapes e, pelo visto, será um chassi global. Segundo a informação, essa estrutura será lançada no mercado norte-americano como modelo 2021 para a substituir a atual geração da picape Tundra, cujo modelo vigente está nas concessionárias desde 2006.

Também se comenta que o novo chassi surgirá com estrutura pronta para receber sistemas de eletrificação, indicando que a próxima Tundra deverá apostar em versão híbrida plug-in para enfrentar a F-150. Além disso, fala-se que haverá também uma opção 100% elétrica.

No entanto, o mais estranho em relação à Tundra é o projeto do novo chassi, já que a mesma é uma picape grande. A fonte revela que os trabalhos no projeto envolvem engenheiros globais e que essa arquitetura seria usada também na picape média Tacoma (foto abaixo), mas esta surgiu na geração atual em 2016. Então, só deve mudar em 2026 no mínimo.

Toyota prepara plataforma F1 para picapes Tundra, Tacoma e Hilux

A questão relativa às duas picapes é o porte, mas como a Tundra ficou mais de uma década sem evoluir para uma geração nova e maior, a Tacoma foi a que cresceu e agora ambas são bem parecidas em termos de tamanho. Dessa forma, ter um chassi único faria sentido e reduziria os custos de produção.

Entretanto, parece que a Toyota quer mais e comenta-se que até a próxima Hilux poderá servir-se do chassi F1, o que representaria um corte abrupto nos custos globais com desenvolvimento e produção de picapes. Isso sem falar que obviamente modelos como Fortuner/SW4, 4Runner e Sequoia, por exemplo, seriam beneficiados diretamente.

A mudança para um chassi único significaria um enorme ganho para a Toyota, especialmente porque nos EUA, as duas picapes são fabricadas na mesma planta, em San Antonio, Texas. A marca japonesa deve colocar o novo produto no último trimestre de 2020, encerrando a fase do atual, criticado severamente por conta da segurança.

[Fonte: Automotive News]

 

© Noticias Automotivas. A notícia Toyota prepara plataforma F1 para picapes Tundra, Tacoma e Hilux é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.