Novo Gol chega para mudar as referências

Hatch traz motores 1.0 l e 1.6 l a partir de
R$ 28 890

Não é exagero da Volkswagen dizer que o novo Gol é o “lançamento mais aguardado do mercado dos últimos (muitos) anos”. Redesenhado da grade dianteira à tampa do porta-malas, o líder de vendas do mercado nacional há 21 anos agora é construído sobre a mesma plataforma de Fox e Polo, traz câmbio e motores 1.0 l e 1.6 l dos “irmãos” maiores, qualidade de acabamento superior à concorrência e design que pouco lembra um carro de entrada. “Para nós, é quase como um nascimento humano”, diz Thomas Schmall, presidente da marca no Brasil. E a nova geração do Gol já chega com uma missão nada fácil: levar a montadora alemã novamente à liderança de vendas do mercado nacional, posto atualmente ocupado pela italiana Fiat.

Da geração anterior, só ficaram o consagradíssimo nome e os preços. O modelo 1.0, antes vendido a R$ 28 690, custa agora R$ 28 890, ou R$ 200 a mais que o Gol G4, que ficará ainda mais enxuto e continuará com 2 portas para fazer frente ao Fiat Mille na faixa inferior a R$ 25 000. A seguir vem a opção com módulo Trend (a Volks não a considera uma versão), que traz a mais a cobiçada chave canivete, maçanetas pintadas na cor do carro, faróis com dupla parábola, conta-giros e retrovisores na tonalidade preto ninja por R$ 29 825. O Gol 1.6 começa em R$ 32 290 (R$ 680 a mais), chega a R$ 33 235 com módulo Trend e atinge os R$ 36 420 no top de linha Power (R$ 240 mais caro), que conta com lanternas e faróis escurecidos, frisos, grade dianteira inferior e ponteira do escapamento cromados, direção hidráulica e volante com regulagem de altura e profundidade. Airbag, ABS e o computador de bordo I-System estão disponíveis como opcionais em qualquer uma das versões, que têm ótimas ofertas de equipamentos.

O motor 1.0 l bicombustível, agora batizado de VHT (Volkswagen High Torque, ou torque muito alto), é capaz de desenvolver 76 cv de potência a 5 250 rpm e 10,6 kgfm de torque a 3 850 rpm com álcool. Usando gasolina, os números caem para 72 cv e 9,7 kgfm nas mesmas rotações. O VHT 1.6 l leva o Gol a alcançar 104 cv a 5 250 rpm e 15,6 kgfm a 2 500 rpm com o combustível vegetal e 101 cv e 15,4 kgfm nessas faixas de giro abastecido com petróleo.

Mas essas mudanças só serão sentidas quando a chave for girada. Até aí, o impacto do nome Gol em um carro tão moderno fará com que a defasada geração anterior, lançada em 1994 – daí em diante, as mudanças foram apenas visuais, em 1999 e em 2005 –, não deixe saudade nem mesmo no maior dos saudosistas, que terá em mãos um carro inédito dos parafusos ao banco. Conheça a seguir ponto a ponto o primeiro Gol totalmente novo e veja em nosso teste como se comportam as versões 1.0 l e 1.6 l.

Motor transversal: mais espaço

A base de um automóvel determina seu custo de produção, reparação, manutenção, comportamento, motor, enfim, é a “alma” do veículo. Quando se diz que um carro ganhou nova plataforma, isso significa que tudo mudou na vida dele. É o caso do Gol e, se depender disso, ele já está um passo à frente da concorrência. É montado sobre a estrutura PQ24, mesma usada no Fox e no Polo, mas é ainda mais moderno: itens como a suspensão dianteira e a coluna de direção são da PQ25, projeto que estreou recentemente na nova geração do Seat Ibiza – a marca espanhola pertence ao grupo VW.

A nova base permitiu a mudança da posição do motor de longitudinal para transversal, o que contou para mudar totalmente a natureza do hatch. “Conceitualmente, o novo Gol tinha de ser um carro compactado. Para isso, mudamos o motor de longitudinal para transversal, deslocamos o eixo dianteiro 24 mm para frente e trouxemos o traseiro outros 29 mm. Os bancos e o volante ficaram mais altos, o volume do porta-malas foi mantido em 285 litros e ganhamos muito espaço interno mesmo com o carro 32 mm mais curto”, explica Gerson Barone, chefe de design do projeto. De acordo com a Volks, a parte dianteira do teto subiu 7 mm, a traseira foi espichada em 17 mm e há 44 mm extras de espaço para os ocupantes do banco traseir
Fonte: Terra Carro online