Novo Hyundai Santa Fe evolui em design e segurança

Novo Hyundai Santa Fe (Foto: Divulgação)

Nada de um simples tapinha no visual. A nova geração do Hyundai Santa Fe mudou pra valer.  Em sua quarta geração, o modelo ganhou muita tecnologia e a nova linguagem visual da marca – aquela já mostrada no novo Kona, o utilitário compacto feito sob medida para a Europa.

Do lado de fora, há elementos de destaque como a  grade em cascata e lanternas finas com um visual futurista, elementos que conferiram ao carro um aspecto mais inovador e jovem. O carro não perdeu o aspecto robusto, mas ficou mais sofisticado.

As proporções também mudaram. Na fita métrica, o SUV  esticou: foram 7 cm no comprimento e 1 cm na largura. No total, agora o Santa Fe mede 4,77 metros de uma extremidade a outra. O resultado é espaço de sobra no interior, especialmente para as pernas dos passageiros – e um porta-malas generoso. Pelo menos, essa é a promessa da marca que ainda não detalhou todos os aspectos do carro.

Interior do novo Hyundai Santa Fe (Foto: Divulgação)

 


 

 

Mas a evolução visual do carro foi acompanhada pela evolução de tecnologia e segurança. Ainda bem!  Entre os novos recursos está a trava de segurança traseira, que impede os passageiros de abrirem as portas enquanto o carro está em movimento. O SUV também é equipado com um sistema que é capaz de evitar colisões traseiras, que usa o assistente de ponto cego e radares em torno do veículo. 

A cabine também evoluiu. Foram empregados novos materiais e cores. A central multimídia tem diversas funções e conta, inclusive, com um sistema de voz inteligente, que usa Inteligência Artificial.

Há novidades também debaixo do capô. Na Europa, serão três opções de motor: o já conhecido 2.2 diesel de 197 cv e os novos 2.0 diesel e 2.0 turbo a gasolina. Todos serão acompanhados de um câmbio automático de oito marchas. A tração será integral e contará com um sistema de inteligência para se adaptar a qualquer tipo de terreno.

Resta saber se todo esse novo pacote de tecnologia estará presente nas versões que serão vendidas no Brasil. O novo Hyundai Santa Fe já está rodando camuflado pelo país e deve chegar às lojas até o fim do ano.