Novo Touareg é apresentado na Europa


Segunda geração do modelo traz opção de motor híbrido

do AutoMotor/Portugal
exclusivo para MotorDream

A segunda geração do Volkswagen Touareg, cuja primeira geração foi lançada em 2002, acaba de chegar à Europa. O modelo está 2 cm mais alto que o seu antecessor, 4,3 cm mais longo e possui mais 4 cm de distância entre eixos, o que melhora a sua capacidade para o fora de estrada e também garante mais espaço para os ocupantes, no fundo, os dois pontos fortes da proposta alemã.

Com um exterior renovado, com destaque para a dianteira que passa a exibir um desenho mais em linha com a restante gama da marca e ganha lanterna passa a utilizar leds. A traseira também foi alvo de mudanças, ostentando agora novos grupos ópticos e a dupla saída de escape, de desenho trapezoidal.

Em termos de motorizações, a gama é composta pelos motores a diesel 3.0 V6 TDI de 240 cv ou 4.2 V8 TDI de 340 cv e por uma versão híbrida, que une um motor a gasolina 3.0 TSI de 333 cv a um motor elétrico de 47 cv, para uma potência combinada de 380 cv e 59 kgfm de toque. Todos os motores contam com uma caixa automática de oito relações, uma novidade na gama.

A linha Touareg recebe a chancela BlueMotion Technologies e conta com sistema Stop-Start de série, assim como o sistema de recuperação da energia da frenagem, para uma performance mais ecológica. De série são também o Bluetooth, tal como o sistema de tração integral com diferencial Torsen.

Como opcional, o Touareg oferece um largo leque de tecnologias, como o controle de cruzeiro, alerta para mudança involuntária de faixa e sensor do ponto cego, que podem ser comprados em conjunto, tal como o “pacote off road”, que contempla a opção de marcha reduzida e o bloqueio do diferencial traseiro.

Ainda como opção estão as tecnologias: Area View, um sistema de quatro câmaras que mostram em tempo real o que rodeia o veículo; e o Dynamic Light Assist, que funciona de forma independente para cada farol ajudando a iluminar as curvas. Os preços do novo Touareg começam em 73.566 e 78.647 euros para as versões com motor a diesel – V6 e V8 – , ou aproximadamente R$ 162 mil e R$173 mil, e nos 83.615 euros para a versão híbrida, ou aproximadamente R$ 184 mil.

Fonte: UOL Carros