Novos motoristas lotam as ruas, com o aumento do número de carros


Renato Carbonari Ibelli

Um volume igual a 12,5 mil carros zero quilômetro chega às ruas do País todos os dias, segundo a Associação Nacional de Fabricantes dos Veículos Automotores (Anfavea). Boa parte desses veículos será conduzida por um montante igualmente impressionante de permissionários, pessoas que possuem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) há menos de um ano. Só no primeiro semestre de 2008 foi emitido aproximadamente 1 milhão de novas habilitações para carro no País, de acordo com dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). É essa demanda que sustenta o desempenho das auto-escolas, agora chamadas de centro de formação de condutores.
Do total de alunos que procuram esses centros de treinamento, 85% estão em busca da primeira habilitação. A informação é de José Guedes Pereira, presidente do Sindicato das Auto-escolas do Estado de São Paulo. Segundo ele, as facilidades de compra de veículos têm estimulado o brasileiro a conseguir a CNH. “É comum receber pessoas que vieram tirar a habilitação porque começaram a financiar o carro”, disse Pereira.

É uma situação parecida com a vivenciada pela manicure Maria de Lourdes de Almeida, que aos 47 anos resolveu correr para conseguir a habilitação. “Meu marido acabou de comprar um carro e disse que colocaria em meu nome. Já que o carro é meu, vou tirar a habilitação para aproveitar também”, diz Maria de Lourdes.

Ao longo dos últimos quatro anos o País recebe, anualmente, uma média de 2 milhões de motoristas de primeira viagem, habilitados para dirigir carros. Se forem incluídos nesse cálculo as autorizações expedidas para conduzir todas as categorias de veículos, essa média sobe para 3 milhões por ano. São Paulo recebe o maior número de motoristas permissionários. Em 2007, foram emitidas no estado 699.651 novas habilitações para todas as categorias.

De acordo com Pereira, essa demanda de novos motoristas tem sustentado o setor. Segundo ele, o faturamento das auto-escolas paulistas está estável há pelo menos cinco anos. “Isso acontece porque, apesar de o volume de novos candidatos a tirar a CNH ser grande, também é constante. Além disso, por causa da gigantesca concorrência, nossos preços estão estagnados” afirmou.

Hoje existem 3,8 mil auto-escolas no estado. Segundo ele, o custo para se conseguir a habilitação no Estado de São Paulo varia entre R$ 300 e R$ 600. Os motoristas permissionários não podem receber multa grave, gravíssima ou duas multas médias durante 12 meses. Caso contrário, perdem a permissão e terão de fazer novamente o processo para obter outra autorização. Depois de um ano como permissionários, eles recebem a CNH.

Fonte: Diário do Comércio