NY: Compacto elétrico chegará aos EUA

Carsale – Depois de revelar o conceito iMiEV durante o Salão de Genebra, na Suíça, em março, a Mitsubishi mostra novamente o compacto elétrico no Salão do Automóvel de Nova York, nos Estados Unidos. Mas a fabricante japonesa tem seus motivos: além de Japão e Europa, o iMiEV também será comercializado no mercado norteamericano. A confirmação foi feita por executivos da empresa hoje (9), durante coletiva de imprensa no Salão de NY.

A sigla iMiEV mistura o ´i´ do mini carro Mitsubishi ´i´, no qual foi baseado, com ´MiEV´ (Mitsubishi Innovative Electric Vehicle, Veículo Elétrico Inovador, da Mitsubishi). O pequeno ecológico, que não emite poluentes, deve chegar aos consumidores dos Estados Unidos antes de 2012. No Japão, o iMiEV, com espaço para quatro passageiros, começa a ser vendido em julho deste ano, e na Europa seu lançamento será em 2010.

Ao invés do motor a combustão, a gasolina, que equipa o pequeno Mitsubishi ´i´, o iMiEV possui um motor elétrico, movido a baterias de íons de lítio, que ficam alocadas no assoalho. No lugar do conjunto motor e transmissão, está o conversor de potência. Para abastecer o veículo, basta plugá-lo em uma tomada de 100 V (durante 14 horas) ou 200V (cerca de sete horas). A autonomia é de 160 quilômetros.

O câmbio automático, além da opção Drive, oferece o modo Eco (Economy), que reduz o giro do motor. O iMiEV também conta com o sistema de recuperação de energia desperdiçada durante as frenagens, como o Kers (Kinetic Energy Recovery Systems) da Fórmula 1. O iMiEV pesa 1.080 quilos e tem 3,39 m de comprimento, 1,47 m de largura e 1,60 m de altura. Segundo a Mitsubishi, o compacto alcança 130 km/h.

Fonte: Carsale