O que chega em 2008

Marcelo Monegato
Do Diário do Grande ABC

O ano de 2007 foi muito positivo para a indústria automotiva brasileira. Com recordes de venda e prevendo números ainda mais robustos para 2008, as montadoras prometem investir no País trazendo novos modelos e conceitos para o mercado.

Uma das principais novidades deve ser o novo Gol. Apesar de a Volkswagen não revelar detalhes, espera-se que o modelo tenha duas versões de motor: 1.0 e 1.4 Total Flex. O novo design promete ser seu ponto forte.

O projeto NF (Nova Família) marcará também a volta do Voyage. O sedã pequeno renascerá para competir com Siena, Prisma, Fiesta Sedan e Logan.

A Fiat terá novidades interessantes. Além do novo visual da Palio Weekend e da Strada, o Stilo terá algumas modificações sutis na carroceria e ganhará câmbio automatizado. Segundo a montadora, o lançamento oficial será no dia 22 de janeiro.

No entanto, a grande cartada será o Linea. O sedã baseado na plataforma do Punto chega para aposentar o ultrapassado Marea. Para isso, a Fiat aposta no câmbio automático e no motor 1.9 16V desenvolvido na Argentina, que gera 130 cv (álcool).

Além do Ka, a Ford poderá trazer o novo Focus, que terá motor 2.0 16V Duratec bicombustível, e importar dos EUA o utilitário esportivo Edge, substituto da lendária Explorer.

A Chevrolet é outra que não revela seus trunfos. Porém, algumas novidades devem ser anunciadas. Com motores 2.0 e 2.4 16V Flexpower, a família Vectra ficará completa com a chegada da Caravan (concorrente da Toyota Fielder e do Renault Mégane Grand Tour).

Também estão previstas novidades para o Corsa, que pode vir com a cara da versão européia, e para a S10, concorrente da Ford Ranger.

Honda Fit e Toyota Corolla chegarão de cara nova
Marcelo Monegato
Do Diário do Grande ABC

Modelo que caiu no gosto do brasileiro, o Honda Fit vai chegar em meados de 2008 com algumas novidades interessantes: além de ganhar a mesma carroceria do modelo japonês, terá novas dimensões, maior espaço interno, painel com linhas modernas e motores 1.4 e 1.5 mais potentes.

Buscando retomar a liderança de vendas no segmento, a Toyota deve trazer para o Brasil logo no início do ano o novo Corolla. Com visual mais moderno e um pouco maior, a 10ª geração do sedã esbarra na inferioridade do seu motor e câmbio diante do concorrente Honda Civic.

PEUGEOT E RENAULT – Sem lançamentos no ano passado, a Peugeot tem na manga a entrada do 207 para substituir o velho de guerra 206. A perua derivada do modelo deve chegar ainda em 2008. Também é possível que seja produzida em Porto Real (RJ) uma versão de três volumes.

Quem pode ser aposentado é o 307. A montadora não confirma a informação, mas o 308 deve desembarcar no País ainda este ano.

De início, a Renault terá três novidades. A primeira é a picape Logan, concorrente direta de Saveiro, Strada e Montana.

A montadora importará da França a Grand Scénic, que tem câmbio automático Proactive de quatro velocidades e motor 2.0 de 16 válvulas e 138 cv de potência. Também virá da Europa o Mégane Coupé-Cabriolet, mostrado pela primeira vez ao consumidor brasileiro no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo de 2006.

Marcas de luxo terão novidades
Marcelo Monegato
Do Diário do Grande ABC

Para quem tem dinheiro no bolso e não abre mão de andar nos carros das marcas mais conceituadas do mundo, 2008 promete. As montadoras de grife, como Porsche, Mercedes-Benz, Audi, BMW e Jaguar guardam boas novidades para o mercado brasileiro.

A BMW é uma que aposta alto no País. O primeiro a chegar, já neste mês, é o M3. Além do luxo e requinte característicos da marca, o modelo chama a atenção pelo desempenho do seu motor 4.0 V8, de 420 cv de potência.

Outras novidades estão na agenda da montadora para debutar em solo brasileiro. São elas o utilitário esportivo X6, o Série 3 reestilizado, além do 120 e do 135 Cabrio.

Preocupada com o avanço da M3, a Mercedes-Benz promete contra-atacar. Para este ano,
Fonte: Diário do Grande ABC