O que é alinhamento e balanceamento dos pneus?

    O que é alinhamento e balanceamento dos pneus?

    Os pneus são um componente de custo elevado no automóvel. Hoje no mercado, os mais baratos custam pouco mais de R$ 150 em promoções, mas os mais caros para carros comuns passam facilmente de R$ 800 cada.

    Por isso, é fundamental que o proprietário mantenha-os em bom estado durante sua tempo de vida útil e isso só se consegue com alinhamento e balanceamento. Mas o que são?

    Estes dois serviços são importantes não apenas em termos de economia com relação ao custo de propriedade, mas também contribuem para redução no consumo de combustível e emissão, bem como a imprescindível segurança. Mas, muita gente não sabe o que eles são e nem como o serviço é executado. Por isso, neste artigo, vamos falar sobre o que é alinhamento e balanceamento dos pneus.

    Alinhamento

    O que é alinhamento e balanceamento dos pneus?

    Ao rodar no dia a dia, o motorista começa a perceber que a direção puxa para um dos lados. É estranho, pois os pneus estão na calibragem certa. Então, o que seria?

    O motivo desse movimento para um dos lados é a falta de alinhamento da direção do veículo. Isso acontece porque uma das rodas dianteiras não está girando com o mesmo ângulo da outra. Ou seja, não está na posição certa em sentido longitudinal.

    Assim, para corrigir esse desvio, que é preciso colocar o carro numa mesa alinhadora para que as duas rodas estejam no ângulo correto. Isso evita não só essa indesejável puxada na direção, mas também evita o desgaste prematuro do pneu, cuja parte mais afetada se desgastará mais rápido que o restante da banda de rodagem.

    As duas rodas frontais precisam estar girando de forma exatamente paralela. Isso também contribui para aumento da área de contato do pneu com o solo e consequente redução no consumo de combustível, bem como aumento do poder de frenagem e a estabilidade.

    Como é feito?

    O carro precisa ser colocado em uma plataforma onde as mesas alinhadoras apoiarão as rodas dianteiras. O técnico então colocará suportes com os feixes de laser (nos mais antigos) ou sensores (nos mais atuais) nas rodas, assim como também nas rodas traseiras. O serviço consiste em corrigir a convergência (rodas apontando direção para dentro), divergência (rodas apontando para fora) e zero (igualmente paralelas).

    Além disso, o alinhamento ainda corrige a cambagem, se a mesma for negativa (com o topo da roda inclinada para dentro) e positiva (com o topo da roda inclinada para fora), bem como o cáster, que é a posição da roda em relação ao eixo, sendo negativo a roda mais adiante dessa posição, positivo (com roda mais para trás) e zero (perfeitamente alinhado com o eixo, que é o correto).

    É importante saber que cada modelo de carro possui ângulos e tolerâncias diferentes. Por isso, os sistemas computadorizados das mesas alinhadoras possuem um banco de dados bem amplo, onde o técnico escolhido a marca e o modelo do veículo que passará pelo alinhamento. Com a desconexão dos terminais de direção, o profissional ajustará com uma chave o ângulo certo indicado na tela do equipamento.

    Feito isso dentro do ângulo tolerável, o serviço do alinhamento propriamente dito ainda não está completo, pois o equipamento também mede a posição da roda no caso de cambagem (se a mesma está dentro dos limites daquela marca/modelo e se o cáster está igualmente correto.

    No caso da cambagem, macacos hidráulicos aplicarão tensão ou tração no conjunto de suspensão para que a roda fique na posição correta. Em relação ao cáster, o mesmo equipamento é empregado na base das bandejas de suspensão e na estrutura do veículo, a fim de colocar a roda na posição correta em relação ao eixo.

    Balanceamento

    O que é alinhamento e balanceamento dos pneus?

    Durante a condução, o volante vibra cada vez mais com o aumento da velocidade. Isso indica que existe um desgaste ou desequilíbrio de massas entre o pneu e a roda. Isso gera um desconforto enorme em termos de vibração e ruído, que facilmente são transmitidos ao restante do automóvel, bem como desgaste excessivo do pneu.

    Nesse caso, o balanceamento do pneu precisa ser feito até com mais frequência que o próprio alinhamento, em virtude da enorme quantidade de impactos que o pneu recebe em nossas ruas muito esburacadas e estradas mal cuidadas. Assim, o serviço consiste na remoção de cada roda, respeitando o posicionamento do rodízio, se o mesmo for feito.

    Então, o conjunto roda/pneu é calibrado corretamente e colocado numa balanceadora, adicionando a largura da roda, tamanho do aro  Este equipamento gira o pneu, medindo as deslocamentos de massa do conjunto.

    Assim, ele indica através de números, a posição onde o técnico precisa colocar o chumbo e seu peso em gramas, para contrabalançar a força desequilibradora do conjunto. Quando fica zerado, é que o pneu está devidamente balanceado.

    Em equipamentos mais modernos, um laser aponta exatamente o local onde o chumbo precisa ser colado. Assim, garante-se um balanceamento perfeito em toda a superfície entre pneu e roda.

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