O ranking da produtividade nos Estados Unidos

O volume expressivo de demissões na indústria automobilística americana nos últimos anos praticamente eliminou a substancial vantagem que as concorrentes japonesas tinham sobre as montadoras de Detroit no custo do trabalho, segundo o Harbour Report. Em 2007 a Chrysler e a Toyota empataram na disputa pela liderança em produtividade das fábricas na América do Norte. As duas empresas precisaram em média do mesmo número de horas trabalhadas — pouco mais de 30 — para montar o carro e partes complexas como motor e câmbio. A General Motors precisou de cerca de duas horas a mais para produzir um veículo e a Ford 3,5 horas a mais, o que significa que o custo trabalhista por veículo foi US$ 260 maior que o da Toyota. A Honda ficou atrás da Chrysler e da Toyota por uma pequena margem, e pouco à frente da GM. A Nissan ficou atrás da GM e pouco à frente da Ford. Essa classificação representa uma reviravolta crucial em relação a anos atrás, quando as fábricas norte-americanas das montadoras japonesas eram muito mais eficientes do que as das montadoras de Detroit (The Wall Street Journal, 6 de junho).
Fonte: Automotive Business