´Onda verde´ chega ao Salão Internacional de Londres

Marcelo Monegato
Do Diário do Grande ABC

A ‘onda verde´ continua se espalhando pelo mundo. Depois de Detroit e de Genebra, agora é a vez do Salão Internacional de Londres – que começou no dia 23 e vai até o próximo domingo -, adotar a personalidade do ‘ecologicamente correto´. Dentre as centenas de veículos de 60 marcas que estão expostos na ‘Terra da Rainha´, os superesportivos, luxuosos e SUVs acabaram ofuscados pelos híbridos e elétricos.
Destaque para o 500, atual xodó da Fiat. Renomeado de e500, o modelo tem motor elétrico alimentado por uma bateria de íons de lítio. Com autonomia de 120 quilômetros e velocidade máxima de 100 km/h, o ‘pequeno´ será comercializado a partir do fim do ano pela Nice Car Company.
Aproveitando o gancho, a Nice apresentou o também elétrico My Car. Projetado na Europa, mas fabricado em Hong Kong, o carro deverá ser comercializado ainda este ano na Europa.
A Honda é outra montadora que levou novidades ecológicas. Atenção especial para o FCX Clarity, veículo movido a hidrogênio e vendido desde julho nos Estados Unidos, e para o conceito híbrido CR-Z.

FUTURO
Falando em futuro e em Honda, a montadora de origem japonesa apresentou no Salão de Londres o OSM (Open Study Model). O esportivo conversível de dois lugares oferece um design ‘clean´. A carroceria não apresenta frisos ou grades e o capô é liso. Já o conjunto óptico tem a tonalidade azul e o painel de instrumento tem dois níveis.

ESTRELAS
Outras máquinas que prometem brilhar são as ‘nativas´. A Jaguar mostrou a série limitada de 60 anos do XK e o esportivo XKR-S. A Land Rover revelou o SUV de luxo Range Rover Autobiography e alguns modelos da linha 2009. Por fim, a Lotus teve como atração principal o esportivo Evora.
Um dos modelos que ganharam holofotes especiais foi o novo sedã Insignia, produzido pela Vauxhall, subsidiária da Chevrolet, e que surge para substituir o Vectra.

Fonte: Diário do Grande ABC