Opel vai fechar fábrica na Bélgica até o final do ano


DA REUTERS, EM BRUXELAS

A fábrica de carros da Opel em Antuérpia, na Bélgica, vai fechar até o final do ano depois que uma busca por um investidor na unidade fracassou, afirmou a montadora nesta segunda-feira.

A controladora General Motors inicialmente havia anunciado em janeiro que a fábrica, que emprega 2.600 funcionários, fecharia em 2010 e o fechamento seria seguido por um corte de mais 8.300 empregos em outras partes por conta do enfraquecimento do mercado automotivo da Europa.

Veja mais notícias nos classificados de automóveis
Mas depois a montadora afirmou que a fábrica na Bélgica, cuja força de trabalho desde então caiu à metade, poderia seguir operando se um investidor fosse encontrado até o final de setembro. A Opel, no comunicado desta segunda-feira, afirmou que não recebeu qualquer proposta adequada. “Consistente com nosso plano de reestruturação, vamos continuar a produção em Antuérpia até o final deste ano. Depois disso, a produção vai ser encerrada e a fábrica, fechada.”

A companhia continua aberta a discutir qualquer proposta razoável durante o período de preparação para o encerramento das atividades da unidade, mas alertou que a busca ativa por um investidor foi finalizada.

A fábrica de Antuérpia será a primeira grande unidade produtiva da Europa a fechar desde o encerramento das atividades da Peugeot em Ryton, na Inglaterra, e do fechamento da fábrica da Opel em Azambuja, em Portugal, ambos anunciados em 2006.

Fonte: Folha Online