Padronização de placas começa dia 1º

                                             A partir da próxima terça-feira, dia 1º de janeiro, todos os veículos emplacados no País receberão placas de identificação com a mesma grafia de letras e números. Até agora, cada estado tinha autonomia para adotar seu próprio padrão de caracteres usado nas placas, o que, dependendo do desenho, pode acarretar em erros de identificação. Para evitar que isso continue ocorrendo, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiu padronizar a tipologia das placas.

A decisão está prevista na Resolução 231, de 15 de março de 2007 que, além de facilitar a identificação dos veículos, também tem como objetivo o combate à fraudes. O tipo de fonte escolhido foi o Mandatory, que distingüe bem as letras D e O, uma das principais dificuldades de leitura enfrentadas pelas autoridades de trânsito.

De acordo com o Contran, a determinação abrange apenas veículos novos, mas os donos de carros já emplacados que pretendem mudar de estado serão obrigados a trocar a placa atual pelo modelo novo.

Além da grafia, o lacre das placas também passará por adequações para evitar falsificações. A partir do dia 1º de julho do ano que vem, as placas terão lacres fabricados de material mais resistente e passarão a exibir novos códigos de identificação.

Fonte: Carsale