País ganha terreno no ranking das montadoras


Brasil é 1º para Fiat e 3º para GM, Ford, VW e Renault.

Cleide Silva, Estadão

Em artigo no Estadão, a jornalista Cleide Silva escreve que além do Brasil ter confirmado o posto de quarto maior mercado mundial tornou-se um país relevante nas estratégias das principais marcas globais. Há dois anos, a Fiat do Brasil ultrapassou a matriz italiana e é a que mais vende carros da marca no mundo. Nesse período, ampliou sua participação nos negócios globais de 30,5% para 35%. A marca vendeu cerca de 690 mil automóveis na Itália em 2010 e 760,5 mil no Brasil.

Em 2010 o Brasil tornou-se o terceiro maior mercado da Renault, atrás da França (700 mil automóveis) e Alemanha (pouco mais de 160 mil), com a comercialização de 160 mil veículos da marca.

O País é também o terceiro maior em importância nas vendas da General Motors (atrás dos Estados Unidos e da China, respondendo por 8% da receitado grupo, de US$ 135 bilhões), da Volkswagen do Brasil (que comercializou aqui 697 mil veículos em 2010, abaixo da China e Alemanha) e também da Ford, que ficou atrás dos Estados Unidos e Reino Unido, com 336 mil unidades.

Para a Scania, o Brasil é o principal mercado desde 2007. Em 2010, as vendas de 15,4 mil caminhões responderam por 29% de tudo o que o grupo sueco vendeu.

Fonte: Automotive Business