Para os fabricantes de carros japoneses, o futuro é verde e genial

Da AFP

Adeus aos cavalos de força, à alta velocidade e aos quilômetros por litro: os fabricantes de carros japoneses estão empenhados agora em desenhar automóveis com design moderno, baixas emissões de CO2 e maior interação com o homem. Entre eles está o “RiN”, da Toyota, revelado nesta quarta-feira, que promete uma “vida saudável e serena”, com assentos que ajudam a manter uma boa postura, imagens para melhorar o humor do motorista e aparelho que exala oxigênio.

O “Hi-CT”, da Toyota, que possui a tecnologia híbrida (com motor a eletricidade e a gasolina), é a aposta num “veículo urbano e atrevido”, inspirado no modo de vida dos jovens, com adaptador para transportar pranchas de surf e bicicletas.

Para a Honda Motor Co., o futuro é o “PUYO”, um carro com novidades que aumenta a segurança, tanto para motoristas como para pedestres. A idéia contida neste carro-conceito, segundo a Honda, é a de criar um mascote adorável e promover uma relação mais íntima entre ele e seu proprietário.

Já o Pivo 2, da Nissan Motor, tem um pequeno “robô assistente” que atua como co-piloto e fala para acalmar os motoristas agressivos. O carro-conceito, no formato de um ovo, também pode estacionar facilmente, com rodas que giram 90 graus. Como seu antecessor, apresentado há dois anos, o novo Pivo tem uma cabine que pode girar 360 graus.

Os fabricantes japoneses estão vendendo bem no exterior graças às suas credenciais de defesa do meio ambiente, mas estão lutando contra a estagnação das vendas em casa. Isto pode ser explicado porque os salários não estão aumentando e os jovens japoneses parecem cada vez menos interessados em comprar carros.

A resposta da Nissan a este cenário é o “Round Box”, um conversível compacto desenhado para jovens, com assentos dianteiros e traseiros. A intenção da empresa é fazer com que o motorista se sinta numa “montanha russa, mas sem o risco que isto implica”.

Para os motoristas que preferem algo mais rápido, também há uma nova geração de carros esportivos híbridos. A Honda disse que seu CR-Z é um carro esportivo leve híbrido que “combina um desempenho poderoso em uma forma compacta com uma imagem futurista”, com rodas grandes.

Além destes, tem o Crown Hybrid Concept da Toyota, apresentado como o sedã de luxo da próxima geração, e o carro esportivo híbrido FT-HS.

Os carros-conceito serão exibidos no Salão de Automóveis de Tóquio a partir de 27 de outubro e, talvez, um dia, nas estradas.
Fonte: Diário do Grande ABC(10/10/2007)