Paris terá sistema de empréstimo de carros elétricos em 2011

Bluecars foram exibidos no Salão de Paris    Projeto sucede o de empréstimos de bicicletas, introduzido em 2007.
Serão disponibilizados 3 mil compactos produzidos para esse fim.

Do G1, com agências internacionais

A prefeitura de Paris divulgou nesta quinta-feira (16) os detalhes de um sistema de empréstimo de carros elétricos inspirado no que já funciona na cidade com bicicletas. O serviço será chamado Autolib e deverá ser implementado no segundo semestre de 2011, contando com 3 mil veícullos desenvolvidos especialmente para esse fim.

Os carros, exibidos no Salão de Paris, em setembro, foram produzidos pela Bolloré com o design da italiana Pininfarina, que faz projetos para a Ferrari, entre outras marcas.

Os compactos Bluecars, como serão chamados, são equipados com baterias de lítium e terão autonomia de 250 km a cada carga, o que, segundo a empresa, permitirá rodar por cerca de quatro horas.

Os 3 mil veículos serão distribuídos em 1.000 postos da cidade. Para emprestar um deles, além de ter carteira de motorista, será necessário inscrever-se no sistema, que vai dispor de assinaturas anuais ao custo de 12 euros por mês. O empréstimo do carro custará 5 euros na primeira meia hora, 4 euros na seguinte e 6 euros a cada 30 minutos extras. A ideia é encorajar o uso por curtos períodos. Para conseguir um carro, o usuário poderá fazer a reserva com antecedência ou ir direto a uma das estações.

Um estudo da consultoria local Apur indicou que os carros passam 95% do tempo parados e que 16% dos parisienses usam seus veículos menos de uma vez por mês. Na cidade, segundo a prefeitura, 58% dos moradores não têm carro.

Fonte: G1 Globo Online