Passat Paul estaciona sem o motorista


Volks melhora sistema de estacionamento automático na Passat Variant

Thiago Vinholes

De fora do carro, o motorista aciona o controle remoto na chave e o veículo estaciona sozinho, sem ninguém atrás do volante. Assim funciona a nova geração do sistema de estacionamento que a Volkswagen acaba de atualizar, aumentando a precisão nas manobras e a possibilidade de encarar vagas em diferentes ângulos. Demonstrações do novo equipamento foram feiras com um Passat Variant, que recebeu o nome adicional “Paul”. No entanto, o item ainda segue em fase de testes e sem previsão de lançamento.

Depois de estacionado, o motor é desligado automaticamente enquanto as portas se travam. Utilizando câmeras de vídeo e sensores ultrassônicos, o motorista tem apenas o trabalho de escolher uma vaga no monitor do sistema de navegação e colocar o câmbio automático na posição “P”. Em seguida pode optar em ficar dentro ou fora do carro enquanto o computador realiza a manobra em marcha ré.

O funcionamento do sistema “Paul” é extremamente técnico. Começando por duas câmeras instaladas nos retrovisores externos que delimitam os espaços laterais e enviam os dados para o computador central, que analisa as condições e envia os comandos para a direção e transmissão. Os sensores ultrassônicos calculam a distância do veículo em relação a outros, assim como obstáculos pelo caminho. O motorista ainda pode interromper a manobra a qualquer momento acionando o controle na chave.

Imagens divulgação

Fonte: Terra Carro online